CULTURA - Violinista norte-americano se apresenta em Joinville J





Na próxima quarta-feira (5) ocorre mais uma edição do projeto Recitais Especiais, da Escola de Música Villa-Lobos, desta vez destacando o violino e o piano. O violonista norte-americano Wyatt True e o pianista brasileiro Gabriel Coelho se apresentam, a partir das 20 h, no auditório da Casa da Cultura. A entrada é gratuita.
Segundo a coordenadora da Escola de Música Villa-Lobos, Patrícia Macedo, esses recitais têm o objetivo de ampliar o universo cultural dos alunos e da comunidade joinvilense. “A apresentação irá colocar Joinville no circuito internacional de música”, destacou.
O repertório da apresentação vai de Lukas Foss a Willian Bolcom, passando por Benjamin Krause e Aaron Copland. Os músicos também irão realizar um workshop para os professores e alunos adiantados da escola.
Os músicos
O violinista americano Wyatt True é integrante e diretor artístico/executivo do “Delgani String Quartet”. Doutor em violino (Práticas Interpretativas e Interpretação Histórica), o músico se apresenta com frequência em recitais no Estado do Oregon, onde reside, além de ter sido artista convidado nas universidades da Georgia e Pittsburgh, entre outras.
Intenso promovedor de música contemporânea, suas colaborações recentes incluem a segunda performance de Vioentelechron (2007) obra de Roger Zahab para violino e orquestra; a gravação de Voyage (2013), quarteto de cordas composto por Nicole Portley; e a estreia do Quarteto Nº 5 (2014) de Jason Heald. Dr. True também têm trabalhado com jovens compositores do Pacific Northwest, buscando a colaboração entre fotografia e música que captura a beleza das paisagens do estado do Oregon, com estreia prevista para 2015.
O pianista Gabriel Neves Coelho, doutor em Música pela Universidade do Oregon (EUA), foi nomeado recentemente como professor efetivo de piano na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus. Coelho vem se apresentando com frequência, sendo solista ao lado dos maestros Isaac Karabtchevsky e Júlio Medaglia. Como camerista, dedica interesse especial ao repertório para cordas e piano.
Entusiasta da música contemporânea, concluiu sua tese sobre os Games (Jogos), do compositor húngaro Gyorgy Kurtág, uma das obras para piano mais importantes das últimas décadas. Além disso, tem promovido a música de compositores de novas gerações, com apresentações recentes na Portland State University e Universidade do Oregon, onde teve a oportunidade de colaborar com a soprano Tony Arnold.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -