Praça Getúlio Vargas recebe espetáculo “Divino”


O grupo maranhense Núcleo Atmosfera (NUA) desembarca em São Bento do Sul para apresentação do espetáculo de dança “Divino”, nesta quinta-feira (20). A apresentação acontece a partir das 20 horas, ao ar livre, na Praça Getúlio Vargas, e integra a programação do projeto Palco Giratório do Sesc.
Livre para todas as idades, “Divino” mistura a linguagem da dança e do teatro para falar da cultura popular do Maranhão por meio da exploração do corpo, que se constrói culturalmente para abordar as manifestações mais presentes de um povo e debater importância a preservação da história do patrimônio cultural, percorrendo registros historiográficos e o presente.
Com performance, interação com o público e instalação, a montagem apresenta um processo híbrido e contemporâneo com a atuação do artista Leônidas Portella Cantos misturado à força dos versos e batidas dos tambores das Caixeiras do Divino, interpretados por Roxa Belfort (Dona Roxa) e Maria da Graça (Dona Gracinha). Em 50 minutos, o espetáculo permite refletir sobre a cultura nordestina, além de questões espirituais e ancestrais.
O grupo
O espetáculo circula por todo o país com 46 apresentações. O NUA foi criado há dez anos por Leônidas Portela, que tem formação em artes cênicas. A trupe maranhense apresenta criações que enfatizam a encenação do corpo do ator-dançarino com seus processos de experimentações a partir de diferentes estímulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -