Ceraflame comemora 59 anos



Você já parou para pensar que por trás de cada produto ou serviço que utiliza diariamente, há uma grande história? Pois é, marcas muito conhecidas – e que você nem imagina – têm grandes histórias para contar.  É o caso da Ceraflame, fundada pelo alemão Klaus Schumacher em 1956.

Quase seis décadas depois, os produtos feitos de cerâmica em um processo artesanal, mas com muita tecnologia, percorrem mais de 20 países pelo mundo e fazem sucesso pelos diferenciais exclusivos que os consumidores têm à disposição. Aqui no Brasil, as cerâmicas são as mais disputadas entre consumidores finais e profissionais da mais alta gastronomia.

Que tal voltar no tempo e conhecer essa história?

Klaus, que deu início às histórias da Ceraflame e MondoCeram (marcas do grupo Certa Cerâmica) nasceu em Hamburgo no ano de 1925. Aos 21 anos teve seu primeiro contato com a cerâmica. Formou-se ceramista e em 1952 casou-se com Maria Erdmuthe, técnica em pintura cerâmica. No mesmo ano vieram morar no Brasil com a filha Karin, de sete meses. O casal teve mais quatro filhos: Ursula, Sigrid, Anke e Klaus Jr. Os dois trabalharam na cidade catarinense de Pomerode, mas mudaram-se para Rio Negrinho, município com cerca de 40 mil habitantes. Foi lá que em 1954 fundaram a empresa individual Klaus Schumacher.

Naquela época, quando o casal ainda se adaptava com o país, costumes e idioma, somente Klaus e sua mulher trabalhavam no desenvolvimento da empresa, fazendo pesquisas de matérias-primas, construindo fornos e produzindo artigos em pequenas quantidades. Em 1956, foi fundada a Ceramarte, atualmente uma das mais tradicionais e importantes empresas de cerâmica em todo o país.


Década de 70

A empresa começa a expandir seus negócios pelo mundo, tornando-se a maior fabricante de canecos do mundo. Entre os clientes, a Avon dos EUA e a maior cervejaria do mundo, a Budweiser. Em 1998, a Ceramarte lança a marca Ceraflame, com linhas de panelas e outros utensílios de cerâmica para cozinha. Produtos feitos de cerâmica atóxica, com vários benefícios e tecnologia exclusiva em todo o mundo: 100% resistentes a choques térmicos.

Ampliando o portfólio, a empresa lança em 2009 a MondoCeram, uma nova marca de souvenirs e produtos para casa e cozinha, também feita de cerâmica, para atender o mercado nacional.

Klaus trabalhou até 2011 e se despediu do mundo dos negócios, da família e dos amigos no mesmo ano, aos 85 anos. Hoje as marcas do grupo fazem sucesso pelo mundo, trazendo para os consumidores praticidade, versatilidade e produtos com design requintado para o dia-a-dia. O Grupo comemora 59 anos com o maior mix de cerâmicas refratárias do país, com tecnologia única no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA