O que eu falei na Tarde Cor de Rosa

Algumas pessoas me cumprimentaram pela iniciativa e ousadia de homenagear as voluntárias da RFCC, pela poesia, da qual fiquei sem cópia, e pela manifestação diante da platéia, a qual publico:
"Boa tarde a todas e a todos, embora hoje o "todos" seja minoria, o que prova que realmente as mulheres estão dominando, se destacando e se envolvendo mais.
Vocês podem estar se questionando que não pagaram R$ 20,00 para vir aqui ouvir o Pedro Skiba. Nem eu quero tomar muito o tempo de vocês. O que não posso é me omitir numa oportunidade como esta, em que tão selecionada platéia de mulheres participativas e solidárias se reúne para uma das causas mais justas e uma luta das mais nobres que se faz em São Bento do Sul. Aquelas que não quiserem me ouvir - sei que muitas ainda teimosamente fumam - podem dar uma saidinha e contaminar um pouco mais seus pulmões.
Vocês irão perguntar novamente: "Mas o que ele está fazendo aqui?". Simples a resposta. Primeiro para agradecer por existirem mulheres como estas vinte e duas voluntárias que valem por uma população de mais de 70 mil habitantes. Estão avaliando a importância? Segundo: para convidar vocês que ainda não se envolveram nesta causa de maneira efetiva, pois não basta por a mão na bolsa e apenas pagar. Esta é a parte mais fácil. O difícil é se envolver, participar, ser solidária, doar-se, deixar um poco de lado as vaidades e entregar-se a uma causa nobre como é a de levar um pouco de conforto àqueles que mais precisam. As ajudas materiais e financeiras são importantes, pois o mundo é movido a dinheiro. Mas, a solidariedade, o apoio, a palavra amiga, o ombro e a assistência - e não o assistencialismo - são fatores que podem curar. Quando não curam, minimizam, aliviam, dão esperanças, prolongam.
Portanto, nesta tarde em que as 22 reuniram seiscentos, vocês podem medir a força do voluntariado, a vontade de fazer, a importância de participar. Espero que esta tarde sirva também para multiplicar o número deste anjos cor de rosa que não medem esforços para levar uma ajuda, uma palavra aos portadores de Câncer. Sempre fui um defensor e apaixonado pela causa da RFCC, tanto é que muitas aqui devem lembrar que fui provocador e organizador da primeira reunião para fundar a Rede em São Bento do Sul, pois acreditava - como continuo acreditando - na força do voluntariado e que nenhuma de vocês é melhor do que todas juntas.
Convido agora as voluntárias para que subam, ao palco e recebam uma singela mas significativa homenagem, simbolizada por uma rosa e apenas uma palavra. Lembrem-se do que diz Miguel Chalita:
"Está se sentindo vazia: Preencha esse espaço com solidariedade. Saia deste buraco. Há muita gente precisando de você.

Comentários

  1. Pedro,a homenagem que você fez as voluntárias da RFCC, na última 4.feira,na Tarde Cor de Rosa, foi muito linda... Elas merecem aplausos pelo maravilhoso trabalho que realizam na instituição. Obrigada, pois suas palavras foram de incentivo pela continuidade, e transmitiram muito amor e carinho. Abraços Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -