A realidade da Quimioterapia no Sagrada Família

A realidade de Quimioterapia no Sagrada Família
  Comemorando um ano de funcionamento a realidade das ações
São Bento do Sul - Depois de quase 5 anos de muita espera,  promessas. idas e vindas, ações e mobilizações, a tão sonhada Quimioterapia começou a funcionar na cidade e região, junto ao Hospital Sagrada Família. Para fazer uma avaliação do que esta conquista trouxe para a população, fomos conversar com o diretor do Hospital Sagrada Família Renato Figueiredo Santos, que nos recebeu juntamente com o cirurgião oncológico Guilherme W. Roesler e o oncologista Maurício Bittencourtt Rosa, responsável pela Unacon.


      Os três mosqueteiros da Quimioterapia; Guilherme, Renato e Maurício

Os números impressionam
A unidade foi oficialmente instalada no Sagrada Família  com habilitação em março de 2018. O atendimento a pacientes, iniciou em abril, inicialmente com a clientela de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. No período de abril/18 a 31 de março de 2019 (12 meses) foram realizadas 5.374 consultas oncológicas. Cerca de 320 pacientes atendidos com tratamento de Quimioterapia e realizadas 404 cirurgias oncológicas de adultos.

Abrangência
A partir de 1º de abril deste ano, portanto apenas a 12 dias, os pacientes dos municípios de Mafra, Papanduva, Monte Castelo e Itaiópolis, que antes eram atendidos em Porto União, passaram para a unidade de São Bento do Sul. Ainda não existe uma estatística do números de atendimentos  destes municípios por falta de histórico.

Incidência e tratamentos
Os médicos Maurício e Guilherme explicaram que a maior incidência de câncer nos pacientes atendidos na Unacon -São Bento do Sul são os casos de pele, devido a origem dos habitantes, na maioria germânicos de cor clara, olhos azuis e a exposição ao sol. Já nas mulheres prevalece o câncer de mama, mas também com incidência de gastro intestinal e tumores ginecológicos. 
Dez médicos especialistas atuam na Unidade e mais dois estão sendo contratados. Durante este ano de atendimentos apenas um paciente veio a óbito e por já ter dado entrada no Hospital com situação bastante agravada. Todo paciente em primeira consulta é avaliado pelo oncologista Maurício e que encaminha para procedimento com os demais especialistas. Guilherme esclarece que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) 78% dos pacientes com câncer são curados. Também que o tratamento com Quimioterapia prolonga a vida de alguns pacientes sem curá-los, mas melhorando a qualidade de vida.
 Maurício é ele quem atende a primeira consulta de cada paciente
     Guilherme o cirurgião oncológico


Para o diretor Renato Figueiredo, o credenciamento da Unacon junto ao Sagrada Família foi uma conquista de toda região, um referenciamento para o Hospital e que já é qualificada como um belo trabalho dos profissionais envolvidos pela resolutividade, acolhimento e que a preocupação já é com espaço para o futuro.

Renato fez questão de salientar que todos os internados são preferenciados no direito a acompanhante, independente de serem idosos ou não, que todo o tratamento é feito exclusivamente pelo SUS. Também esclareceu que há preocupação com os pacientes oncológicos de outros municípios que necessitam de acolhimento. A existência de uma Casa de Apoio já está sendo trabalhada com o Rotary Club Cidade dos Móveis e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Outros dados interessantes repassados a respeito do Hospital são:  280 colaboradores, mais de 80 médicos atuando na instituição, média de 17.000 refeições oferecidas e 14.000 quilos de roupas lavadas por mês, realizados mais de 1.000 partos no último ano e uma média mensal de 7.000 atendimentos no setor de urgência e emergência SUS. Deixou ainda a seguinte recomendação: "O envolvimento da comunidade é muito importante para juntos proporcionarmos  uma melhor saúde e qualidade de vida para todos. 

Renato: "Um belo trabalho dos profissionais envolvidos"

Comentários

  1. Parabéns por esta importante conquista que há muito tempo era esperada por toda região . Que se possa avançar mais e mais nos procedimentos necessários para a saúde de todos. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Renato Figueiredo Santos, e não me surpreende um trabalho em equipe dessa magnitude. Parabéns, exemplo de altruísmo, humanismo e excelência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -