Bancadas do Sul se unem na Câmara por novo traçado ferroviário


Após reunião nesta quarta-feira, em Brasília, as bancadas dos quatro estados da região Sul decidiram se unir, e tomar como prioridade, o trabalho por um novo traçado ferroviário no Brasil. A proposta é de incluir no Plano Nacional de Viação do Governo Federal (Lei 4592/64) uma ferrovia interligando os estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), com o resto do País. Participaram da reunião os deputados federais, coordenadores de bancadas de seus respectivos estados: Beto Albuquerque (PSB-RS), José Carlos Vieira (PR-SC), Alex Canziani (PTB-PR) e Waldemir Moka (PMDB-MS).

Para o deputado Vieira, “a integração ferroviária com o Centro e o Sul do País é importante para os catarinenses, porque já estamos trabalhando na ligação Leste-Oeste, chamada de Ferrovia do Frango e na Ferrovia Litorânea, que liga os portos de São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba”. O deputado acrescentou que “a malha ferroviária representará um grande salto em termos de desenvolvimento, podendo ligar, inclusive, aos portos do Oceano Pacífico. O Brasil entrará em um novo ciclo com as ferrovias”.

De acordo com nota técnica da Secretaria Nacional de Transportes, esta complementação da Ferrovia Norte-Sul possibilitará a conexão desde o Porto de Vila Conde (PA) ao Porto de Rio Grande (RS). Trata-se de malha ferroviária de alta capacidade, capaz de atender necessidades de movimentação de cargas, passando por diversas regiões do País. Proposta aceita por unanimidade entre os coordenadores das bancadas.

“Se há uma porta aberta do governo, acho que nossas bancadas devem trabalhar unidas e tornar este tema prioritário para que possamos incluir esse traçado no Plano Nacional”, sugeriu o deputado Beto Albuquerque.

MAIOR PARTICIPAÇÃO

O esforço do governo federal tem sido no sentido de acelerar uma mudança na matriz de transportes no Brasil, hoje predominantemente rodoviário. Para isso, a União tem trabalhado no sentido de alterar o regime de concessão ferroviária no País. O Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) busca dobrar até 2025 a participação das ferrovias, que hoje respondem por apenas 13% do transporte nacional. A subutilização da malha ferroviária é considerada pelas autoridades do setor um problema crônico que precisa ser solucionado o mais urgente possível.

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