A difícil triplice aliança

Em mais uma reunião, realizada ontem em Florianópolis, DEM, PMDB e PSDB não conseguiram desatar os principais nós que impedem a reedição da tríplice aliança. Na saída do almoço na Casa d’Agronômica, residência oficial do governador, os líderes partidários voltaram a se manifestar pela vontade de estarem juntos nas eleições de outubro. O discurso de todos foi otimista, mas nenhuma decisão concreta avançou nesse sentido.

Após pouco mais de duas horas de conversa, os dois pré-candidatos já lançados, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e Raimundo Colombo (DEM), não abriram mão da cabeça de chapa. O governador Leonel Pavan (PSDB) não decidiu se será candidato à reeleição. E se a tríplice aliança for mesmo reeditada, não foram estabelecidos os critérios para a construção da chapa majoritária.

Faltando 13 dias para o início do período de convenções, o tempo é outro problema. Um dos maiores defensores da tríplice aliança, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) é categórico em afirmar que, se não estiverem unidos, são grandes os riscos de perderem a eleição. A tentativa é chegar a um consenso.

A avaliação interna é que somente um fato novo pode impulsionar os ex-aliados para uma coligação. A novidade poderia vir da desistência de uma das candidaturas já postas, ou ainda do outro lado. Se PP e PT fizerem algum movimento em direção a uma composição, DEM, PSDB e PMDB seriam forçados a chegar a um entendimento.

Mas tanto Colombo quanto Pinho Moreira dizem ter dificuldades de justificar uma eventual desistência para seus partidos. O pré-candidato do DEM é o melhor colocado (entre os da tríplice aliança) nas pesquisas. Pinho Moreira argumenta que foi escolhido em uma prévia e valoriza a estrutura do PMDB em todo o Estado como um puxador de votos.

Por outro lado, DEM e PMDB esperavam um gesto de Pavan, mas o governador disse que ainda não esgotaram as discussões na tríplice. Pavan garantiu que até 10 de junho vai comunicar ao PSDB se entra ou não na disputa eleitoral.

Os três partidos combinaram que vão intensificar as negociações sobre a tríplice nos próximos 15 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA