Em recuperação, indústria debate desafios do setor a partir desta 4ª

Setor apresenta indicadores positivos em 2010, mas discute no Encontro Catarinense da Indústria, promovido pela FIESC, formas de manter o crescimento de forma sustentada
Metalurgia básica foi o setor que mais cresceu no ano (foto: Tempo Editorial)
Metalurgia básica foi o setor que mais cresceu no ano (foto: Tempo Editorial)
Florianópolis, 14.9.2010 - A Federação das Indústrias (FIESC) inicia nesta quarta-feira o Encontro Catarinense da Indústria, que vai debater os desafios do setor até sexta-feira, em Florianópolis. Os dados mostram a recuperação do setor em 2010, com alta de 10,3% na produção, de 4,3% no faturamento e de 6,8% no número de empregos. "São números animadores, especialmente quando pensamos que a indústria respondeu por 46 mil dos 71,5 mil postos de trabalho gerados no estado", diz o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa. "Mas estamos preocupados com o desenvolvimento no longo prazo, pois uma série de questões reduz a competitividade internacional da indústria catarinense. Logo, não podemos deixar que o bom momento atual ofusque as questões que precisamos enfrentar, como as deficiências de infraestrutura, a carga tributária e o investimentos em educação", completa.
Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos no evento, que inclui em sua programação um debate com os candidatos ao governo do estado na sexta-feira (17). A reunião com os postulantes de Santa Catarina terá como pano de fundo o trabalho Desenvolvimento SC: uma visão da Indústria, realizado com ampla pesquisa às bases industriais, aos demais setores empresariais e à população economicamente ativa do estado.
Entre as palestras de destaque do Encontro da Indústria estão temas como "arte da negociação intercultural" (Robert Wong), "qualidade de vida no mundo contemporâneo" (Nuno Cobra), "desafios e oportunidades nas estratégias de comunicação das empresas e na gestão de marcas" (Fernando Martins, do Santander), "grandes tendências e perspectivas da tecnologia para 2015" (Ethevaldo Siqueira) e "mais tempo, mais produtividade" (Christian Barbosa, da Triad OS).
O encontro ainda terá 20 workshops abordando questões como perspectivas da economia, mercado de capitais, inovação nas empresas, finanças pessoais, gestão de marcas e sucessão nas empresas familiares. As palestras serão ministradas por especialistas de organizações como Bravo Investimentos, Corecon, Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas, IEL, Interact Solutions, Neo Labor, Patri Políticas Publicas, Propague, e Unimed e Zurich Brasil Seguros.
A programação completa do evento está disponível no site fiescnet.com/br/60anos.
Com realização da FIESC, o Encontro Catarinense da Indústria e a Feira de Infraestrutura e Soluções para a Indústria têm o apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria e patrocínio do SENAI, Tractebel Energia, Banco do Brasil, Petrobras e Sebrae.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -