Prevenção


Projeto “Camisinha poética” ganha apoio dos vereadores de Itajaí

A proposta é distribuir preservativos com textos poéticos nas embalagens durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Itajaí (SC) – Incluir, na programação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a distribuição de “camisinhas poéticas” como estratégia de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este foi o pedido encaminhado em fevereiro deste ano pela Câmara de Vereadores de Itajaí à presidente Dilma Rousseff.

O objetivo dos vereadores é dar apoio e reforçar solicitação feita recentemente ao governo federal pelo idealizador do projeto “Camisinha poética: prevenindo com poesia", o poeta itajaiense J. C. (João da Cruz) Ramos Filho, que desde 1997 está engajado nesta campanha.

Cópias do ofício foram enviadas aos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e dos Esportes, Aldo Rebelo, e aos presidentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

“Entendo que a literatura pode contribuir significativamente para tornar mais eficazes as campanhas de prevenção, porque humaniza e incorpora novos elementos de conscientização a esse trabalho”, acentua J. C. Ramos Filho

O projeto “Camisinha poética” consiste na impressão de pequenos textos poéticos em embalagens de preservativos. A ideia é, por meio da poesia, atrair a atenção para o debate sobre DST/aids e intensificar a prevenção. “É uma forma de articular literatura e promoção à saúde, com o interesse de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de preservativos, contribuindo para o controle de doenças e a redução dos índices de contaminação”, enfatiza J. C.

O escritor menciona estudo desenvolvido pelo Ministério da Saúde que revela que quem já pegou preservativo distribuído gratuitamente tem duas vezes mais chance de usá-lo do que aqueles que nunca pegaram. Isso serve de motivação para o desenvolvimento do projeto “Camisinha poética”, que se propõe a distribuir, gratuitamente, preservativos a um público formado por jovens e adultos como forma de colaborar na luta contra a aids.

Os preservativos, cujas embalagens são impressas em papel reciclado, vem sendo distribuídos em diversos eventos culturais, como feiras de livros, seminários realizados por universidades, festas populares e fóruns sociais.

Lição de casa

Ao falar sobre a importância da proposta, o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), autor do requerimento para o envio dos ofícios, menciona o fato de o Brasil ser referência mundial na prevenção à aids, “desenvolvendo efetivas políticas públicas e educativas no intuito de prevenir através da orientação — ideias e ações que são copiadas por vários países, em todos os continentes”.

Pissetti lembra que por muito tempo o município de Itajaí esteve no topo das estatísticas nacionais da aids, figurando como a cidade com a maior incidência de casos no país — fato que o levou a realizar diversas ações preventivas inovadoras. Para ele, campanhas importantes, como a que vem sendo desenvolvida por J. C. Ramos Filho, mostram que Itajaí sabe “fazer a lição de casa” no que diz respeito à prevenção.

O idealizador das “camisinhas poéticas”

Nascido no Maranhão em 1953 e morando em Itajaí há 30 anos, J. C. Ramos Filho é analista judiciário lotado no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Bacharel em Estudos Sociais e em Direito, sempre se interessou por questões por ele denominadas ‘‘doenças sociais’’. Membro da Academia Itajaiense de Letras e da Sociedade Escritores de Blumenau, é cônsul em Itajaí da entidade internacional Movimento Poetas del Mundo.

Lançou em 1998 seu primeiro livro, “Água de cacimba”, já com a proposta de aliar poesia e prevenção. Foi o início do trabalho de divulgação de mensagens educativas em embalagens de preservativo, fortalecido em 2004 com a edição de “Fragmento essencial”, que tem a singularidade de ser o único livro pré-lançado no inusitado formato de camisinhas poéticas. A obra já está na terceira edição.

Mensagens disseminadas pelo mundo

É com a ideia de prevenção na cabeça e muita camisinha poética na sacola que o escritor transita por muitos eventos e lugares, no Brasil e fora dele. Ele vai... a pé, de carro, de avião, de barco ou de bicicleta, carregando e socializando sua mensagem. Por onde passa, atrai a atenção do público e da mídia, que costuma abrir importante espaço para divulgar o trabalho realizado por J. C. Ramos Filho.

A ação do poeta não se limita ao território brasileiro. Desde 2007 ele vem participando das edições do Fórum Social Mundial. Naquele ano, ele distribuiu mais de 10 mil preservativos em Nairobi (Quênia), e na África do Sul. As “camisinhas poéticas” também circulam em bienais internacionais do livro e de poesia.

Milhares de preservativos já foram fornecidos a diferentes públicos e em diversos eventos, incluindo seminários sobre DST/aids até encontros de jovens, festas tradicionais e folias de carnaval.

J. C. Ramos Filho considera que poeta engajado “tem de ir aonde o povo está”, seja nas ruas, nas escolas ou em lugares de grande movimentação, seja em Itajaí ou na África. Ao se referir à iniciativa do poeta brasileiro, Oduor Ong’wen, membro do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial em 2007, declarou: “Esperamos que as pessoas questionem o mundo em que vivem e apresentem mais alternativas como esta para criar um mundo melhor”.

Contato:

jc.ramos@terra.com.br

www.jcramos.com.br

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=600

fones: (47) 3344- 0957 / 9983-5888


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -