Liberdade é uma escolha


Para mim a liberdade não é uma concessão, ou seja, não é um ato de conceder, e sim uma conquista. Quem é livre pode assumir, dentre as muitas possibilidades, a que achar mais adequada, como fez Sócrates, quando criou sua famosa democracia no time que jogava. Sendo assim, na liberdade está implícito o engajamento de forma responsável por aquilo que escolhemos, por isso ela é uma conquista. É comum, quando há um feriado, pessoas comentarem: estou livre do trabalho hoje. É um equívoco este pensamento. O conceito de liberdade é muito diferente. 

O sentido de liberdade não é ser livre “de”, e sim ser livre “para”, isto é, mesmo que eu trabalhe por necessidade, todos os dias eu conquisto algo em meu trabalho. Mesmo que neste meu trabalho estejam dificuldades ou limites, minha conquista de liberdade existe, porque não me sinto escravo daquilo que gosto, que é trabalhar. É livre quem assume, resultado de nossa escolha em dizer sim ou não. 
Octavio Paz Lozano (
Cidade do México31 de Março de 1914 — Cidade do México, 19 de Abrilde 1998), poetaensaísta, tradutor e diplomatamexicano, prêmioNobel de Literatura de 1990, escreveu: “ A liberdade não é uma filosofia e nem sequer uma idéia; é um movimento da consciência que nos leva, em certos momentos, a pronunciar dois monossilábicos: sim e não”.

Luiz Antonio Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA