Natal de paz




Os “homens de boa vontade” estão lutando desesperadamente para mudar a política dos homens com má vontade de acertar. Até porque no Natal de luz vai faltar luz para acender milhões de árvores de Natal de R$ 1,99.
20,2 milhões de pessoas pobres não têm energia elétrica no Brasil. 
48,4% da energia produzida por hidroelétricas no Brasil são utilizados por empresas.  6% da população mundial que vive nos países ricos consome 1/3 de toda a energia hidroelétrica produzida.
Segundo o site http://www.consciencia.net “O modelo energético favorece grandes empresas e não alcança nem interessa à maioria da população.”
Na ceia de Natal, com certeza, o peru do jantar será representado pelo cabo eleitoral do angu de fubá da cesta nada básica, distribuída no curral de cada zona. Aí, reúne-se a família em volta da árvore ultra iluminada, se você estiver entre os felizardos que têm energia elétrica, sobrecarregada de presentes, traumatizada pelos ausentes e a sociedade é capaz de cantar:
“tudo é paz”.

O Brasil corre o risco de não ter mais papai-noel com mais de 60 anos, porque o índice de idosos abandonados, agredidos e mortos, cresce a cada dia! Antes de ligar para  alguém e desejar Feliz Natal, se você tem conhecimento de alguma injustiça social, corra ao serviço que recebe denúncias de abandono e maus-tratos a pessoas de idade:  Disque-Idoso, no telefone 0800-410001, ou pelodisqueidoso@setp.pr.gov.br.
Só para se ter uma idéia da situação, a Fundação de Ação Social (FAS) constatou que em Curitiba cerca de 40% dos idosos que vivem nos 53 asilos da cidade não têm mais contato algum com a família. Quando o estudo se limita às 11 instituições públicas ou mantidas por fundações e organizações não-governamentais, a situação piora: 70% dos internos foram abandonados pelas famílias, que a essa altura estão ensaiando o coro:
“tudo é paz”.

O Rio concentra o maior índice de idosos do país. Correspondem a 12,53% da população total do município.  Em agosto de 1999, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) contaram 3.535 pessoas nas ruas. Desses, 40% são idosos, doentes mentais e portadores de patologias diversas. A  situação não melhorou, porque o número de idosos abandonados nas ruas, nos asilos, nos hospitais aumentou muito e as pessoas continuam cantando:
“tudo é paz”.
 
Os presentes de Natal, nem sempre necessários, muitas vezes, são o cala-a-bocapela ausência sistemática e a omissão. Pais e avós, tios idosos, filhos sucateados, torcem para chegar a única época do ano em que um fio de esperança escorra pelo rio poluído e ressecado do abandono.
Não só em tempo de Natal, prepare o melhor abraço, aquele sorriso guardado, desocupe as gavetas entulhadas de roupas que você não usa mais e ficam no seu brechó particular, distribua tudo, principalmente, promova a paz, porque sai baratíssimo promover a “paz na Terra’. A guerra custa trilhões, a paz se faz todo dia de graça!
O perdão que distribui a paz é gratuito, tem embalagem perfeita, pronta-entrega, in delivery: seu coração. Prepare seu despertar, às 24h do dia 24 de dezembro, ligue para aquela pessoa que você jurou ódio, para o seus pais que você deixou pra lá ou... perdoe a você e faça o propósito de ser melhor em TUDO daqui pra frente. Agora, sim, peça perdão a Deus pelo mal e saia correndo para desejar a todos FELIZ NATAL!
 Pra comemorar sua iniciativa audaz, cante bem alto:
“tudo é paz”.

Ivone Boechat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -