Apenas dez produtos respondem por 65% das exportações de SC


Para diversificar mais a pauta das vendas externas catarinenses, a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) começa a incentivar a inclusão de produtos de alta e média tecnologia. A entidade divulga hoje, às 14h, uma prévia do Mapa Estratégico do Comércio Exterior Catarinense que mostra essa concentração e realiza seminário com o objetivo de começar a impulsionar a mudança. No primeiro semestre do ano, as vendas externas de SC alcançaram US$ 4,5 bilhões, com alta de 2,66% frente aos mesmos meses do ano anterior. O estudo mostra ainda que desses produtos mais vendidos, sete tiveram redução de preços. Apesar disso, a maioria fechará com alta de vendas.
Os itens mais exportados por SC, na ordem, são: carne de frango, soja, carne suína, motores e geradores elétricos, fumo, compressores de refrigeração, autopeças, móveis de madeira, madeiras de coníferas e produtos de madeira para construção.
Voltado a empresários, o seminário de hoje terá diversos especialistas. Falarão representantes da CNI, do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, do Ministério das Relações Exteriores e da Apex, que é agência de promoção de exportações.

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