Rally Barretos: do berrante ao ronco do motor

Rally Barretos: do berrante ao ronco do motor

O Parque do Peão em Barretos será ocupado neste final de semana pelas equipes do automobilismo off-road. Pelo oitavo ano consecutivo, o ronco dos motores dará o tom na terra do rodeio

16 de julho de 2014 - O berrante é o instrumento feito de chifre de boi com detalhes em couro, utilizado pelos peões de boiadeiro. Ele emite sons agudos e graves, e cada toque é uma senha avisando a hora do almoço, momento de recolher, sinal de perigo e orientação para o sinueiro (boi que comanda a boiada). Longe de querer tomar este espaço... Apenas, pegando emprestado... Mas, a partir desta sexta-feira, 18, o som mais alto que se ouvirá no Parque do Peão, em Barretos, SP, será dos motores de motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.

Trata-se do 8º Cross Country Rallymakers Barretos, que dará continuidade aos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja, válido pelas 7ª e 8ª etapas de ambos. Serão disputadas duas especiais de 140 quilômetros - uma por dia, totalizando 280 quilômetros de trechos cronometrados (com mais 78 quilômetros de deslocamentos).

"Essa é uma prova de alta velocidade, por isso, a estratégia será manter o ritmo forte do início ao fim, mas com cuidado para não danificar o veículo", comentou o piloto José Mauro de Almeida, da categoria UTV, que elogiou o evento. "A organização deste rali é impecável. Sempre bem sinalizado, com o parque de apoio em um lugar estratégico, que estimula a presença do público", completou. Por estar dentro do Parque do Peão, inevitavelmente, todos os participantes sentem o clima dos tropeiros.

O roteiro já está definido. As tradicionais lombadas serão mantidas, em sequência de inúmeras curvas, setores de retas e, provavelmente, muita poeira. A competição cruzará os canaviais e seringais da região, e área de pastagens, com vastos descampados.

Estreando no Rally Barretos, o piloto Matheus Praetorious (também da categoria UTV) já pensa na vitória."Minhas expectativas são boas para essa primeira participação no certame. Meu objetivo é vencer, e para isso precisarei manter a concentração do início ao fim", afirmou Praetorious.

A largada para o Rally Barretos está programada para sábado, 19, a partir das 9h30. A competição prossegue no domingo, às 8h. O encerramento, com a premiação dos campeões está prevista para às 15h30. Para ficar por dentro das notícias, acesse o site oficial: www.rallymakers.com.br e clique no link Rally Barretos.

Programação - 8º Cross Country Rallymakers Barretos

18/07 - 6ª feira


9h30 - Abertura da secretaria de prova
13h às 15h - vistorias técnicas CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo
13h às 17h - vistorias técnicas CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo
18h30 - Fechamento da secretaria de prova
19h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h - Briefing Carros/Caminhões

19/07 - Sábado
8h - Abertura da pista de prólogo para o reconhecimento a pé
9h - Encerramento do reconhecimento
9h30 - Prólogo Carros/Caminhões
10h - Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
12h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h30 - Previsão de largada motos na Especial Indoor
18h - Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h - Evento Promocional

20/07 - Domingo

8h - Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
10h30 - Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h - Início do Super Prime para Motos/Quadris/UTVs seguido de premiação
13h30 - Início do Super Prime para Carros e Caminhões seguido de premiação
15h30 - Cerimonial de encerramento

*Pode haver alteração nos horários e quilometragem de percurso

O 8º Rally Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA