O ódio contra o Nordeste, ou o irracionalismo da política

Triste época. "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". A frase, atribuída a Albert Einstein, é a chave para entrar num tema nada digno: a enxurrada de mensagens de ódio aos nordestinos nas redes sociais. A causa foi a vitória da Dilma Roussef nas eleições. Houve desde simples insultos até desejos de morte (na sequência, manifestações coletadas nas redes sociais).
                                       ***
* Esses nordestinos fazem 300 filhos e depois ficam dependendo do Bolsa Família".
* Só aqueles nordestinos malditos votam na Dilma. Nossa, espero que  nunca mais chova lá"
* Esses nordestinos desgraçados parecem que não sabem que a culpa da falta de água mé da lazarenta da Dilma.
* Eu sou do Nordeste, mas esses nordestinos que votaram na Dilma merecem morrer mesmo. Morre desgraça.
* Quero que se f...sozinhos. Não tenho culpa da burrice deles.
* Desculpem, nordestinos, mas essa região do Brasil merecia uma bomba com em Nagasaki, para nunca mais nascer um flor sequer por 70 anos.
                                       ***

Quase todos ligam o voto ao Bolsa Família. Mas que tal trazer a discussão para o campo da economia? Li, faz pouco tempo, que o Nordeste vem tendo um crescimento maior que o do Brasil r que em poucos anos metade da sua população será de classe média. As empresas querem estar lá, porque a tendência é de ascensão.
É claro que a economia nordestina precisa continuar a crescer forte para convergir com os padrões nacionais. Depois de um período de estagnação econômica, na última década a região começou na crescer. O Bolsa Família tem relação com isto? É provável. Mas cada um tira as conclusões que quiser.

                                      ***
Muitas pessoas ficaram agarradas ao passado e ao velho estereótipo de que a região não produz e só sobrevive sustentada pelo dinheiro das regiões mais ricas. Nada a fazer contra o preconceito. O ódio cega. Aliás, as eleições fizeram ressurgir o morto-vivo do separatismo. Uma coisa é certa: se um dia o Sul e o Sudeste se separarem do Nordeste, quero morar Porto de Galinhas.
É a vista do meu ponto
(Texto publicado em A Notícia de hoje 09/10- Ponto de Vista - José António Baço)
NR - Concordo em gênero e número, virgulas e pontos. Já me contentaria em morar em Recife na Boa Viagem, longe do irracionalismo da política) Não é a toa que empresas como a OXFORD e Famossul estão montando fábricas por lá, só para lembrar duas da nossa região. Também foi tão bom quando nas décadas de 70 e 80 abastecíamos aquele mercado com estantes coloniais e salas de jantar. Foi assim que nossas moveleiras cresceram. Isso para mim é pior que chamar preto de macaco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -