Um lado, outro lado - Você decide

Faltam dois dias. Em se tratando de política muita coisa ainda pode acontecer. Mas, na improbabilidade de uma "bala de prata" (aquele argumento capaz de mudar o  sentido do voto), parece que as pedras estão todas lançadas. É hora de sacramentar a escolha. As posições estão clarificadas: os dois projetos têm linha programáticas  distintas e o eleitor não tem como se enganar.

Mesmo que a Realpolitik tenha empurrado o PT para o centro-esquerda, não há dúvidas: é uma escolha entre esquerda e direita. De um lado está um projeto que propõe a soberania nacional e diminuição das desigualdades sociais. De outro está um programa centrado na lófica do mercado e propenso a rezar pela cartilha (neo) liberal. Os dois modos de governar também não representam novidade. É só lembrar FHC e Lula.

Muitos eleitores permanecem silenciosos. E entre os ruidosos há dois campos distintos. A força do PT vem da ação de uma militância que valoriza a práxis constante. Isso faz diferença. O PSDB conta com seus militantes e tem fileiras engrossadas por aqueles que querem ver o partido dos trabalhadores fora de Brasília (estes últimos são pontuais e, por isso, politicamente menos consistentes.

Houve muito factóides e poucos fatos. O termo "desconstrução) entrou para a semântica das eleições e a tática foi usada pelos dois lados. O tucano insistiu na questão da corrupção (vide o caso Petrobrás) e, em alguns momentos, foi agressivo com a Presidente, a quem chamou de mentirosa e leviana, por exemplo. Errou. Pesquisa divulgada diz que 71% dos eleitores reprovam essa agressividade.

Do ponto de vista da desconstrução da imagem, os marqueteiros de Dilma Roussef tiveram menos trabalho. É que em termos de percepção pública, Aécio Neves tem a guarda aberta em muitos pontos. Independentemente da veracidade ou não dos fatos, questões como o aeroporto nas terras da família, a droga, a bebida ou a violência doméstica colaram na sua imagem.

Resumo da ópera: houve muito tiroteio e poucas propostas. Com escolher? Esse é o abacaxi que o eleitor terá para descascar. Boa sorte.
(José António Baço- A Notícia 23/20 - pág.2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -