Projeto quer incentivar a leitura em Serra Alta


Até o dia 21 de novembro, está aberta a votação para definir os vencedores do 2º Prêmio RBS de Educação. Entre os finalistas, está a estudante do Colégio Global, Cristina Marschall, do 9º Ano do Ensino Fundamental II, que concorre com um projeto que visa estimular a leitura em crianças com idade entre cinco e 12 anos de Serra Alta.
O projeto de Cristina – que concorre na categoria Jovens Protagonistas - surgiu com a inauguração da biblioteca no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Serra Alta. “Uma real preocupação com a leitura que me motivou a fazer este projeto, que intitulei de Um CEU para Ler. E é basicamente isso que quero, que as crianças ampliem sua leitura, mas não pelo hábito, mas sim pelo prazer de ler”, explica a estudante.
Em seu projeto, diversas ações estão previstas, como o enriquecimento do acervo da biblioteca com obras de autores infantis e infanto-juvenis, rodas de leitura e contação de histórias, envolvendo as crianças do bairro Serra Alta, com especial atenção aos pequenos da Vila Schwarz, localizada a poucos metros do CEU. “Nessas contações de história queremos ter um personagem fantasiado, que estimule a vinda dessas crianças ao encontro”, ressalta Cristina.
A jovem relata que a escolha por Serra Alta levou em consideração o fato de ser o bairro mais populoso de São Bento do Sul, além de contar com uma estrutura ideal para o desenvolvimento do projeto. “O CEU já conta com ações contínuas de mobilização social na comunidade, e o projeto visa a somar a isso. Com o projeto quero justamente ampliar os horizontes pessoais e culturais dos participantes”, diz.
Votação popular - Os vencedores do prêmio serão escolhidos através de votação popular via internet. A escolha é aberta a todos, e vai até 21 de novembro, data do evento de premiação. Durante a cerimônia, que acontece no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, serão anunciados os vencedores eleitos tanto pelo voto de especialistas quanto os escolhidos pelo público.
Em sua segunda edição, o concurso vai premiar iniciativas de educadores que desenvolvem projetos de mediação de leitura e de jovens com propostas de incentivo à leitura. Os projetos das três categorias do prêmio — Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas — têm as abordagens e públicos diversos. De crianças a adolescentes, desde escolas públicas do interior até instituições privadas, do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao todo, foram 1223 textos inscritos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, posteriormente selecionados por especialistas em educação, que definiram os 16 melhores projetos em uma reunião presencial, em setembro. Além da escolha feita pelos internautas, um júri especializado elegerá um vencedor por cada categoria no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os jovens serão escolhidos apenas por votação popular. No total, serão distribuídos R$ 156 mil em prêmios para os oito vencedores e instituições de ensino, a serem aplicados no desenvolvimento dos projetos.
O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Como votar
Acesse o site do prêmio: www.premiorbsdeeducacao.com.br
Vá a aba Vote nos Jovens Protagonistas
Vote no projeto Um CEU para Ler. É possível votar quantas vezes quiser
A votação vai até 21 de novembro, quando ocorre a solenidade de premiação. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores eleitos tanto pelo voto de especialistas quanto os escolhidos pelo público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -