Uma data e dois exemplos


Brasilia e Penha estão interligadas hoje por justificadas celebrações. Na pequena comunidade pesqueira de Armação do Itapocoroí, na modesta residência em que vive há décadas, onde estudou grandes temas catarinenses e desfraldou bandeiras de interesse nacional, o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis comemora 89 anos de idade.
É um dos raros – se não o único – que se dedicou inteiramente à vida pública. Começou muito jovem, aos 22 anos de idade, como deputado estadual constituinte. E dali para a frente não parou mais. Exerceu vários mandatos no Congresso Nacional e foi governador de Santa Catarina duas vezes: a primeira, em 1975, indicado pelo regime militar; e a segunda, sucedendo Vilson Kleinubing em 1994, com quem foi eleito em 1990.
No Senado e na Câmara Federal cumpriu missões históricas, como relator da Carta de 1967 e relator adjunto da Constituição Federal de 1988. O relator geral, Bernardo Cabral, não se cansava de repetir que seu braço direito na Comissão de Sistematização e na relatoria foi o exemplar político catarinense.
Em Brasilia, a Câmara Federal realiza sessão comemorativa do centenário de nascimento de Jorge Lacerda, um dos mais cultos, humanos e competentes dos governadores catarinenses. Teve destacada atuação na Câmara em dois mandatos, sempre incisivo na defesa das bandeiras de Santa Catarina.
Sessão proposta pelo deputado Esperidião Amin que começou sua vida pública como prefeito de Florianópolis em 1975, escolhido pelo então governador Konder Reis, o aniversariante do dia.
Neste mar de corrupção que enlameia e desmoraliza setores da classe política, dois nomes íntegros que continuam orgulhando Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -