A corrupção contaminou

Eu hoje no AN. Texto integral na edição impressa ou para assinantes online (e, sim, a minha caixa de e-mail já mexe).
"A denúncia de que o senador José Agripino estaria envolvido num esquema de propinas, feita pelo Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, traz um elevado valor simbólico. Porque empurra o tema da corrupção também para o campo da oposição, que já começava a assumir ares de imaculada. É importante salientar que o senador foi coordenador de campanha de Aécio Neves, candidato derrotados nas últimas eleições. Realizou?
A Justiça vai decidir se o senador é culpado ou inocente. E pede-se que a sociedade resista à tentação da condenação das ruas e dos linchamentos midiáticos (benefício que políticos da oposição não tiveram). A denúncia serve para abalar a ideia, instalada no inconsciente social, de que os políticos corruptos pertencem apenas ao Partido dos Trabalhadores e a sua base aliada. O fim desse mito ajuda a devolver alguma racionalidade à questão.
É claro que a denúncia não vai repercutir com tanta força, uma vez que muitos brasileiros vivem o delírio da indignação seletiva. Mas o episódio de José Agripino (que, repito, é inocente até que se prove a culpa) vem mostrar uma coisa: o mal está espalhado por todas as aldeias. A ideia de que um único partido político, no caso o PT, pode ter o monopólio da corrupção é fruto de muita ingenuidade ou, então, um exercício de cinismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -