Mea culpa e pedido de desculpas

Nunca tive problemas em reconhecer meus erros, pedir desculpas e não carregar ódios e frustrações. Hoje quero fazer um pedido de desculpas pela minha impetuosidade, por não levar desaforos para casa, mas também sem deixar de reconhecer algum erro. Volto a noite de 23 de agosto de 2013, Plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, dois anos, sete meses e alguns dias passados. Assunto: Audiência Pública para mobilização pela implantação dos serviços de Quimioterapia no Hospital Sagrada Família. Porque eu estava lá? Porque não sei ficar ausente as causas comunitárias e muito menos  deixar de atender um pedido como o que me foi feito pelo vereador Fernando Mallon, ainda mais quando me pediu em nome de sua querida Annelize tão prematuramente chamada para longe de nosso convívio. Plenário lotado, prefeitos dos três municípios Rio Negrinho, Campo Alegre e São Bento do Sul. Rede Feminina de Combate ao Câncer, Clubes de Serviço, outras entidades, público em geral e imprensa. Foi uma sucessão de discursos e de apelos, uma vez que o objetivo era sensibilizar, arregimentar, despertar para a causa. A grande surpresa da noite e que parecia estar guardada como um coringa na manga, foi a manifestação do deputado Aguiar (PMDB), que deixou de boca  aberta até seu companheiro de Assembleia e líder do governo Silvio Dreveck (PP) e demais integrantes da mesa. Aguiar tomou o microfone e disse sem mais delongas:
'A QUIMIOTERAPIA EM SÃO BENTO DO SUL JÁ É UMA REALIDADE"
Foi uma declaração bombástica e o plenário quase veio abaixo. Foi aí que deixei a cabine de imprensa, pedi a palavra e soltei o verbo. Disse: Deputado o senhor está mentindo e já é reincidente. Lembra da promessa de uma ambulância para coleta de sangue em domicílio para a Fundação Cidadania? Agora o senhor vem fazer mais uma. O senhor está falando para uma plateia fragilizada, pois aqui quem não tem câncer já perdeu alguém na família, vitima. Quase fui linchado pela plateia que estava estasiada com o anúncio. Questionei ainda o processo que deveria ser longo, penoso  e persistente devido toda a burocracia que cerca o credenciamento. O deputado replicou dizendo que SEQUER DEPENDIA MAIS DO GOVERNO, pois estava tudo autorizado. Novos aplausos. Telefonema para o secretário adjunto da Saúde, que confirmou. Parecia um circo armado.  Pois bem. Tudo isto está gravado inclusive nos anais da Câmara. Agora que já passaram 2 anos e sete meses e a REALIDADE  não aconteceu e está longe de ser alcançada. Diante destes fatos quero publicamente pedir desculpas ao deputado, pois o chamei de: aproveitador, politiqueiro, mentiroso e pinóquio, inclusive fiz várias charges com sua figura pública e dediquei vários artigos ao assunto. Pois bem, o deputado ultrapassou todas fronteiras da política, mentiras e falsas promessas, inclusive com data marcada para inauguração. A  mobilização perdeu forças e parece que ninguém mais se interessou pelo assunto. Embora as instalações físicas, espaço, já esteja disponibilizado, falta muito.  Ainda sequer ultrapassou a barreira da documentação que após revisada, o pedido deverá então ser encaminhado para o Ministério da Saúde, com quem fiz vários contatos e que me asseguraram que ainda vai depender de uma vistoria física, verificação da densidade demográfica, pois os serviços são oferecidos em Jaraguá do Sul, Porto União e Joinville e depende de autorização especial e remanejamento de municípios. Em Brasília nunca chegou nenhum pedido até o momento. E o problema maior: RECURSOS.
Então imaginem que agora sequer sabemos quem será o Ministro de plantão e nem o presidente deste País. Falei terça feira (29) com o secretário da Saúde que disse continuar aguardando pelo check list do Hospital com os prestadores de serviço e aí é só aguardar o credenciamento federal.  A prefeitura não tem mais nada para fazer, disse. Fácil. Portanto achei que é hora de pedir desculpas ao deputado. A culpa é minha e dos pacientes que continuam fazendo seu calvário e esperando pelas promessas. Vale explicar também que fiquei sabendo que o veículo para coleta de sangue oferecido para Fundação Cidadania, embora o próprio secretário da Saúde, à época Dalmo Claro de Oliveira na noite posterior a promessa, em reunião no Novotel, tenha declarado que nem o Estado possuía uma igual a prometida pelo deputado, a não ser o velho ônibus do Hemosc, e se o deputado quisesse doar de sua verba, nada em 
contrário. Existem testemunhas.  A diretoria da Fundação teria aberto mão do veículo em troca de um mais leve para servir a diretoria, devido aos custos de manutenção e necessidade de motorista. Enquanto isso aqui na cidade desenvolvida e uma das mais bem estruturadas do País, os doadores continuam sendo levados de ônibus pra Joinville, verdadeiros heróis e sem diárias.  O prefeito é testemunha de tudo que estou escrevendo e inclusive possuo seu depoimento em filme e áudio. Aceite meu pedido de desculpas deputado Aguiar. É bom ressaltar que os serviços de Quimioterapia são oferecidos pelo CEMOX mas em procedimento particular. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA