Vale a pena ler - Dos Índios até Dilma Roussef no popular

Dos Índios até Dilma Roussef no popular
(Lula vaselina e outras histórias)
Cabral desceu da caravela, e com espelhinhos e miçangas corrompeu os primeiros índios. Aí veio o período colonial e uma elite cartorial portuguesa cobrava o quinto, e talvez ficasse com o quinto disso, e o povo pagava. Veio a independência e com ela o Império, e apesar de respeitarem mais o Imperador, rolava Pixuleco pra todo lado, e o povo pagava. Com a república, ela (corrupção) foi aumentando, aumentando, sofisticando-se e virou sistêmica. Sempre foi controlada por essa Elite que comentei antes, mas agora já com banqueiros, Barões do Café, políticos e magistrados. Nesse tempo da república passaram governos civis e militares, uns mais, ou menos corruptos, e sempre obviamente tudo controlado por essa elite. Repare que não estou falando da burguesia, essa por enquanto só entra pagando e entra novamente no final dessa historinha.
Povo meio desanimadão, cansadão de tanta bandalheira, aposta em alguém do povão. Já estou aqui no Lula. Ocorre que quando Lula ganhou, essa corrupção toda já era tão arraigada e sistêmica, do mesmo modo que o intestino depende de bactérias. Que mesmo Lula, para ter governabilidade não tinha condições de fazer muita coisa, pois perderia o apoio costurado com parte daquela elite (ela que comanda sempre) e sofreria impeachment no primeiro ano, acusado de comunista. Aí ocorreu o primeiro problema, os filhos bons e parentes bons daquela elite perderam a teta e começaram a ver barbudinhos do PT assumindo postos que antes eram destinados só a eles. Foi a primeira treta. Mas Lula, meio vaselina que é acabou permitindo que o sistêmico esquema de corrupção, como que assim fechando os olhos, continuasse, inclusive nos feudos da oposição, como Furnas e outras, e mais com os aliados de última hora do PMDB. Todos viviam felizes nesse arranjo.
Ocorre que Lula, feliz e autoconfiante, para fazer um sucessor, desconhecido da grande massa e ainda mulher, precisava mais do que seus belhos olhos. Precisava de grana, muita grana. Campanha é cara, e a elite, que tem o grosso do dinheiro, obviamente destina aos seus camaradas mais confiáveis, como o PSDB por exemplo
.
Aí que começa a grande treta que nos trouxe ao dia de hoje. Corria uma boa grana nas estatais, e era a única chance de obter algum faz me rir para a campanha, para equilibrar o jogo com aquela elite antiga, que tinha fácil acesso à grana. Uns mal acabados do PT, e outros do PMDB, que tinham a missão de levantar essa grana, cumpriram a missão, mas devido a facilidade, uma ala podre meteu o pé na jaca e se lambuzou toda, (E aqui entra a discussão se Lula sabia ou não) e levavam pra casa o quinto do quinto (lembra?).
Lula conseguiu emplacar uma desconhecida na presidência. Ocorre que Dilma entrou, e começou a fechar as torneiras, primeiro as de Furnas (saca o Aécio?) e de setores do PMDB comandados por Cunha, mexeu no vespeiro e vespas vcs sabem né? Sai de perto.
Pra piorar, logo em seguida, foi aprovada a lei de proibição de financiamento de campanha por pessoas jurídicas. E isso foi um tiro fatal no coração daquela elite, pois pense bem, sem poder usar a grana que tem, e sem a máquina na mão, significava praticamente a perpetuação dessa ala de pobres, sindicalistas e parte da burguesia que entrou no governo.
O pior que Dilma relapsa, fraca ou de propósito, não sabemos bem, deixou os dados rolarem no tabuleiro. E deixou o terreno livre pra PF e MP, brincarem, mas antes blindou o Lula, afinal foi presidente de um grande País.
Esses dados rolando no tabuleiro, nunca antes haviam acontecido em qualquer governo imperial ou republicano, o MP e a PF estava igual a formiga em açucareiro.
Esse comportamento de Dilma foi uma atitude de alto risco, pois feriu mortalmente essa elite, familias quatrocentonas, herdeiras do nepotismo, banqueiros e famílias com 5 gerações de políticos e a grande imprensa que igual a um carrapato é grudada nessa elite, que antes controlavam tudo (não estou falando ainda da burguesia repetindo). Ocorre que essa elite cansou desse pessoal,cansou de barbudinho nos postos que antes eram de suas famílias, onde já se viu? Como a situação está bem crítica, e para voltar pelo voto estava meio complicado, essa Elite, que tem na mão a imprensa, começa a buscar um apoio fácil junto à burguesia (classe média) que até então estava mais preocupada em dar umas voltinhas por Miami, e prefere ler só o título das matérias, e no máximo assistir o Jornal Nacional, (afinal quem em sã consciência é favor da corrupção? -tema fácil). Tudo para que os dados não rolem mais no tabuleiro e tudo volte a ser como era antes.
The End
Paulo Henrique Jürgensen 17/03/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -