Vitra apresenta novo espaço de design


 Schaudepot, instalado no Campus Vitra, é considerado um dos mais importantes museus de design do mundo e trará exposições e eventos sobre design e arquitetura
vitra
Com aproximadamente 1.600m², o Schaudepot é o mais novo prédio do Campus Vitra, localizado em Weil am Rhein, Alemanha, e foi projetado pelos arquitetos Basel Herzog & de Meuron. O espaço foi pensado para ser um local de apresentação de peças de design. Neste contexto, um segundo ponto de entrada será criado para o Campus, aumentando suas conexões para as cidades de Basileia e Weil am Rhein. 
A nova estrutura para o museu conta com uma coleção que será exibida ao público, uma exposição permanente de mais de 400 peças do design de mobiliário moderno, datados do ano de 1800 até o presente. Os objetos mostrados incluem mobiliários ícones do modernismo clássico por Le Corbusier, Alvar Aalto e Gerrit Rietveld, juntamente com objetos plásticos coloridos da era pop e desenhos recentes produzidos com uma impressora 3D.
Esta apresentação será complementada por exposições temporárias menores com temas relacionados a ‘recolha’, começando com um olhar para o movimento ‘Radical Design’ - chamado também de anti-design ou contra-design, que se difundiu na década de 1960 com os grupos Archizoom e Superstudio,  e se expandiu não apenas em Milão, mas em toda a Europa e na sequência para o âmbito internacional. No piso inferior do Schaudepot há insights sobre os pontos principais da coleção, como o design escandinavo, o italiano e uma coleção de luminárias.                                                           
Terceiro edifício do complexo Vitra Design Museum, o Schaudepot expande o seu espaço para novos programas e exposições que acontecerão em paralelo ao já existente edifício criado por Frank Gehry, em 1989, que continua a ser utilizado para as exposições temporárias e de grande escala. Já o segundo edifício, o Vitra Design Museum Gallery, também assinado por Gehry, em 2003, passa a mostrar projetos menores, experimentais.
Todos locais de exposição do museu estão abertos diariamente, as exposições são complementadas por um programa diversificado de visitas guiadas, debates, workshops e outros eventos. Uma vez em funcionamento, o Schaudepot será uma das maiores exposições permanentes do mundo e centros de pesquisa em design de mobiliário moderno.
A coleção do Vitra Design Museum está entre as mais importantes de design de móveis em todo o mundo. Contendo cerca de 7000 peças de mobiliário, um vasto conjunto de objetos de iluminação e inúmeros arquivos, bem como a essência dos grandes estilistas como Charles & Ray Eames, Verner Panton e Alexander Girard.

Schaudepot
Arquitetos: Herzog & de Meuron, Basel
Design de interiores: Dieter Thiel , Basel
Conceito Curatorial : Mateo Kries , Janna Lipsky
Gerenciamento de Projetos: Marc Zehntner
Head of Collection: Susanne Graner
Curadores da coleção : Serge Mauduit , Heng Zhi
Coordenação de Conteúdo: Jolanthe Kugler
Espaço total de Schaudepot : aprox 1.600 m2
Objetos em exposição permanente : aprox. 410
designers representados (Selecção): Alvar Aalto, Ron Arad, Maarten Baas, Ronan und Erwan Bouroullec, Andrea Branzi, Marcel Breuer, Humberto e Fernando Campana, Achille Castiglioni, Luigi Colani, Charles und Ray, Eames, Frank Gehry, Eileen Gray, Konstantin Grcic, Arne Jacobsen, Shiro Kuramata, Joris Laarman, Le Corbusier, Alessandro Mendini, Ludwig Mies van der Rohe, Minale Maeda, Jasper Morrison, George Nelson, Marc Newson, Isamu Noguchi, Verner Panton, Gaetano Pesce, Gio Ponti, Jean Prouvé, Tejo Remy, Eero Saarinen, Jerszy Seymour, Philippe Starck, Superstudio, Marcel Wanders, Hans J. Wegner, Tokujin Yoshioka e muito mais.


Sobre a Vitra

Vitra é uma empresa familiar, fundada em 1953 pelo casal Willi e Erika Fehlbaum e há meio século considerada referência em mobiliário para escritório, casas e espaços públicos. A decisão de se tornarem fabricantes de móveis de design deu-se após a primeira viagem do empresário aos Estados Unidos, que se encantou ao passar por uma loja em Nova York e conhecer o mobiliário de Charles & Ray Eames. O entusiasmo foi tanto que ao retornar para a Suíça, decidiram fabricar os produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard e Isamu Noguchi na Europa.

O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960, por Verner Panton, e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris.

A marca conta ainda com o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada, com uma infinidade de atividades como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.  Em 2014, Vitra abriu seu primeiro showroom no Brasil, na Vila Madalena, em São Paulo, onde funciona também o escritório da marca. Apostando no novo conceito de escritórios com cara de casa, a marca inaugurou no mesmo ano fábrica em São Paulo. As outras fábricas ficam na Alemanha, Suíça, Hungria, Japão, China e Estados Unidos.


Vitra -  www.vitra.com

Rua Natingui, 442 cj.12 | Vila Madalena 05443 000 | São Paulo  | Brasil

Horário de funcionamento: Segunda à sexta 9h as 18h - Agendar visitas

Telefone:    55 11 3478 7111

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -