Corpus Christi em São Bento do Sul


Significado de Corpus Christi

Santíssimo sacramento
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.
O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Origem do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Comemorações no Brasil

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, no estado de Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado.
Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do Brasil.
Comemorações na cidade de CasteloTapete colorido na cidade de Castelo, Espírito Santo

Em São Bento do Sul
Na manhã de hoje, Missa na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria e a seguir procissão pelo eixo central da cidade. A avenida barão do Rio Branco recebeu os tradicionais tapetes coloridos, obra das mãos dos fiéis. Destaque para a emocionante participação da centenária Banda Treml durante a Missa e no encerramento da procissão. Balões brancos subiram aos céu de São Bento do Sul. Padre Odilo em sua homilia  arrancou aplausos que ecoaram por todo interior da Matriz. Milhares de fiéis manifestaram sua fé em procissão.

Imagens da procissão de hoje em São Bento do Sul










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -