Porto União - Uma cidade sonora, limpa e sem buracos

Porto União - Uma cidade sonora, limpa e sem buracos

Tenho um carinho especial pela cidade e motivos de sobra para lembrar sempre com  muita saudade. Sempre que posso visito e aproveito para analisar as mudanças e costumes. A feijoada no Mirante, o xixo e o quibe do Catarinense (saudoso Gilson), da feira na estação aos sábados, tudo repartido com a vizinha União da Vitória. As duas cidades que se tornaram verdadeiros centros universitários vivem momentos de grande desenvolvimento e uma auto estima contagiante. Porto União que comemorou seu centenário no ano passado, está remodelada, bem conservada, e sem buracos. A administração Elizeu Milbach está imprimindo um ritmo acelerado de obras com grande destaque na educação, onde a secretária Aldair Muncinelli com todo seu conhecimento na área dita as regras e comanda reforma e obras nas escolas. As ruas ganharam novo visual com pinturas e sinalizações e as novas calçadas melhoram a acessibilidade e mobilidade dos pedestres. No sábado, ao cair da tarde no Largo da Estação tendo ao fundo a praça Hercílio Luz, uma programação cultural para encher os olhos, acalmar os corações em um bálsamo par os ouvidos. O Instituto SIM - Sempre Incentivando a Música - em comemoração aos seus 5 anos de criação realizou um Ensaio Aberto com repertório de temas de grandes filmes e séries cinematográficas. Uma belíssima apresentação de jovens músicos a grande maioria já com graduação universitária em música e cuja orquestra é mantida pela comunidade, Poder público e empresas locais. A presidente de Honra do Instituto é a professora Terezinha Wolf, uma verdadeira ícone da cultura regional. É uma organização social sem fins econômicos reconhecida como de utilidade pública em União da Vitória, Porto União e no estado de Santa Catarina. o SIM está sediado no armazém número 2 da estação Central em Porto União e tem como atual presidente Renate Ihlenfeld. Qualquer pessoa, a partir dos oito anos de idade, pode participar do Instituo SIM. As aulas de música são gratuitas e ministradas pelo atual corpo docente:
- Alexandre Rodrigues - Bacharel em Trompete pela EMBAP/UNESPAR.  Maestro da banda Municipal de cruz Machado, professor de trompetes, clarinetes e saxofones.
- Alisson Weber - acadêmico de licenciatura em música, professor do projeto de extensão do Instituto SIM com a formação da Banda Marcial da escola Antônio Gonzaga, no bairro Santa Rosa, ação que conta com patrocínio das Indústrias Novacki.
- José Lírio - Licenciado em música pela UNC e especialista em metodologia do Ensino da Arte, professor de trompetes e trompas.
Otomar Pedro Wagner Junior - Professor de percussão/bateria.
- Pedro de Mello - professor voluntário de estética e história da música.
Anderson Fabrício Pereira - licenciado em música pela UNC. Estudou trombone na EMBAP/UNESPAR. Especialista em metodologia do Ensino da Arte e educação Musical. É professor de trombones da Banda |Marcial do Colégio Marista  PIO XII de Ponta Grossa-PR. Maestro da Orquestra e Banda Municipal de Caçador -SC e é diretor artístico professor e maestro do Instituo SIM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA