Pedradas do Pedroka - 10 Anos Sooroptimistas
Soroptimistas
10 anos de fundação e posse de novas sócias
São Bento do Sul, - Em 16 de outubro de 2009, a dez anos, um grupo de mulheres de São Bento do Sul assumiu o compromisso de mudar a qualidade de vida de meninas e mulheres da comunidade. Foi nesta data que o Clube Soroptimist São Bento do Sul foi criado.
No mundo são aproximadamente 95 mil soroptimistas em torno de 124 países, as quais contribuem com seu talento para a realização de projetos e programas.
Na Região Brasil são 27 clubes e o Soroptimist Internacional São Bento do Sul possui 25 associadas.
Os projetos de clubes são muitos variados, destacando-se: a campanha de conscientização pelo fim da violência contra mulheres e meninas, programas de educação e capacitação para mulheres, e programas de apoio profissional para meninas.
Soroptimistas são mulheres de todas as idades, culturas e etnias, das mais diversas profissões que acreditam que juntas podem tornar o mundo um lugar melhor para as mulheres e meninas.
Presidente Alcione teresinha Himnke
Comemoração e posse
Para celebrar a data, as Soroptimistas de São Bento do Sul promoveram na noite de quarta-feira, 16, uma reunião festiva que contou com a presença de sócias da cidade de Rio Negro-PR, cujo clube foi padrinho de fundação da entidade aniversariante. Foi aberta a sessão pela presidente Alcione Teresinha Hinke, ressaltando que nas cerimônias, em todas as épocas, a luz das velas está presente simbolizando a renovação, a clareza de propósitos, a sabedoria e a presença da Soroptimist.
Mesa que presidiu a solenidade
Para dar início a cerimônia, convidou Maria Schuster Bueno, Coordenadora Geral da Comissão de Crescimento, Desenvolvimento e Expansão das Região Brasil, biênio 2018/2020, para acender a vela azul, a qual o fez dizendo:
"Acendo a vela azul da soroptimist, esta pequena chama sozinha não ilumina muito longe, mas , devemos nos lembrar das milhares de velas que estão acesas em todos os clubes soroptimistas no mundo. Juntas, estas velas possuem uma luz poderosa, capaz de iluminar a vida de mulheres e meninas." Na sequência, partindo da chama acesa, foram acendidas as velas de todas as mesas. Seguiu-se a Invocação a Deus pela soroptimista Maria Bernadete Trapp de Almeida e Hino Nacional Brasileiro entoado por todos os presentes.
Marise Schuster Bueno acendeu a vela azul
Posse
Marilse Terezinha Schroeder e Viviane Santos, novas sócias com suas madrinhas Maria Bernadete Trapp de Almeida e Lídia Inês Kulakowski. tiveram lido seus currículos e em seguida firmaram seus compromissos, dizendo:
"Acendo a vela da tolerância - O mundo anseia por paz e felicidade. A tolerância é a chave que abre a porta que nos leva à compreensão dos problemas e dificuldades alheias, aumentando nossa capacidade de aceitar e a ajudar nosso próximo".
Repetiram: "Como Soroptimista prometo lealdade ao soroptimismo e aos ideais que representa: Sinceridade e amizade - Alegria na realização - Dignidade de servir - Integridade profissional - Amor à Pátria. Empregarei meus melhores esforços no sentido de promover, sustentar e defender estes ideais, para maior harmonia no lar, na sociedade, no trabalho, pela pátria e por Deus"
As novas associadas com as madrinhas
Um histórico das atividades pela cerimonialista
Nós do Clube Soroptimista International de São Bento do Sul, acreditamos que mulheres e meninas do mundo inteiro poderão ser líderes no futuro. Algumas mulheres e meninas enfrentam enormes obstáculos e podem superá-los quando tem uma oportunidade. Meninas e mulheres bem instruídas têm o potencial de se tornarem capacitadas, contribuindo positivamente para sucesso das suas famílias e suas comunidades.
Durante esta década muitos projetos e programas foram desenvolvidos. Muitas meninas e mulheres já foram beneficiadas. Todo o nosso trabalho é para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas e materializar seus sonhos.
Nossos programas e projetos já foram desenvolvidos nas escolas EBM Aracy Hansen, EBM Emilio Engel, EBM Hercilio Malinowski e atualmente estamos nas escolas EEF Frederico Fendrich e EEM Celso Ramos Filho, com 65 adolescentes.
Hoje o clube trabalha principalmente nos programas Sonhos:
Programa Sonhe, Realize: Apoio profissional para Meninas permite que as meninas quebrem ciclos de pobreza, violência e abuso dando-lhes a autoconfiança e o conhecimento que precisam para alcançar o sucesso em suas futuras carreiras e vidas pessoais.
Programa Viva seu Sonho: Educando e Capacitando Mulheres permite que possamos auxiliar mulheres que são arrimo de família, que estudem e que precisem de ajuda para superar suas dificuldades, sejam elas econômicas, sociais ou de valorização pessoal para que possam proporcionar a sua família uma melhor qualidade de vida.
Também trabalhamos no programa de combate a violência de mulheres e meninas: o Dia laranja – que é Luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Todo dia 25 trabalhamos o Dia Laranja, no comercio, nas escolas, nas empresas: Com palestras, distribuição de materiais, conscientizações.
Sirlene Munhoz comandou o cerimonial de forma impecável
Pronunciamentos
Seguiram-se pronunciamento do presidente da Câmara de vereadores Peter Kneubueler, com uma brilhante alocução, do prefeito Magno Bollmann, Cinthya Doereing Kolross, Coordenadora do Pilar Programas da Região Brasil Biênio 2018/2020, Marisa Schuster Bueno, Coordenadora Geral da Comissão de Crescimento, Desenvolvimento e Expansão da Região Brasil, biênio 2018/2020, Nilva Larsen Holz, representando a primeira presidente Célia Maria Fendrich Batista. Presidente Alcione Teresinha Hinke comandou também as homenagens.
Peter Alexandre Kneubhueler, presidente da Câmara
Magno Bollmann prefeito Municipal
Homenageados
O Clube Padrinho, na pessoa de Cinthya Doering Kollross, Presidente do Soroptimist Internacional Rio Negro. As Sócias fundadoras remanescentes: Celia Maria Fendrich Batista, Dirce Beckert Osowsky , Glaci Maria de Lima Giese, Alcione Teresinha Hinke, Giorgiana Battistotti Koehler Stenzoski. Lidia Ines Kulakowskik,. Maria Bernadete Trapp de Almeida, Nilva Marli Larsen Holz
Nestes 10 anos já lideram o clube 4 associadas que hoje são chamadas past presidente. Celia Maria Fendrich Batista – gestão outubro de 2009 a junho de 2012 , Maria Bernadete Trapp de Almeida - gestão julho de 2012 a junho de 2014,, Lidia Inês Kulakowski - gestão julho de 2014 a junho de 2016 e Giorgiana Stenzoski 2016/201
Ex presidentes
10ª Soroptimista destaque: Glaci Maria de Lima Giese
Glaci Giese entre a futura presidente Dirce Ossovski e a atual Alcione Teresinha Hinke
Após o encerramento da cerimônia, um delicioso jantar assinado pelo Frigideiras e muita confraternização. Destaque para decoração Cravo & Canela by Bia Bayerl.
Seguem-se mais alguns registros:
De Rio Negro:Maria Cinthya Doering Kolross, Marisa Schuster Bueno e Rejane Heyse Ribas
Vitória Maria Frighetto Hirt e Iris Silveira
Viviane Santos e Marcelo da Costa Moreira
As novas sócias com as madrinhas e a presidente Alcione
Mariana Valéria Wielevski e Abigail Bayerl
Secretária Municipal de Educação Rosemari Strack Cândido e Viviane Santos
(fotos Pedro Skiba e Joubert Krause).
Comentários
Postar um comentário