Pedradas do PedroKA - Miscelânea


Um brinde a José
Daniel Medeiros*
A figura que mais me encanta no Natal é José. Acho incrível que José aceitou a história de Maria. Um anjo veio e disse que ela teria um filho de Deus. Ela então conta para José e José acredita, aceita e acolhe. Cria o menino como seu, corre riscos por ele, ama e educa. O carpinteiro José, discreto e humilde. Que homem. Admiro e sinto-me muito pequeno diante da lembrança dele.
Imagina hoje, um José, quantos existem? O menino Jesus, pequenino ainda, um belo dia some e quando o encontram está lá conversando com os rabinos. Bronca? Castigo? Nada. O bom e velho José aceita e acolhe. Ele é uma Constituição, com fundamentos e princípios claros de como criar um salvador. E assim chegou Jesus à vida adulta. E foi para o sacrifício. E é principalmente nesse momento que a minha fantasia diverge da fantasia comum. 
Esse Jesus que brigou com os vendilhões do templo, enfrentou as autoridades religiosas,  aceitou as acusações injustas, o sofrimento físico e a morte na cruz, era assim porque era o filho que José criou, com firmeza de caráter, determinação de ideias, coragem de assumi-las e sustentá-las. Pois quem mais deu um exemplo desses a Jesus? Deus, distante e ambíguo, incapaz de um tete a tete direto com Maria, a ponto de mandar um mensageiro para uma decisão tão fundamental? Não. José, esse sim foi o macho da porra que deveria ser lembrado e celebrado como o modelo do homem que compõe, agrega, aceita e assume o amor da mãe - a Maria que gerou o menino que foi salvo por José, rápido no gatilho, que soube que deveria fugir quando o rei maluco queria matar todos os primogênitos. Poderia ter aí, José, testado o Deus fecundador. 
Ora, se é Deus, por que sou eu, o carpinteiro, que tenho de fugir, correr riscos, dormir ao relento, ver minha esposa dar a luz em meio aos bichos, para salvar o filho que nem é meu? Mas José não entrou nessa discussão cheia de testosterona com o Pai celestial. Fez a parte dele. E sem cobrar crédito ou reivindicar privilégios. Fez e pronto.
Nasceu o menino Jesus, bonitinho, moreninho, os cabelos e olhos negros como os do lugar, o choro de criança saudável, logo buscando o seio materno, o amor materno. O pai, sabe Deus onde estava. Mas José estava ali, ao alcance da mão. Esse José eu brindo no Natal. Sem ele, não haveria Jesus. Ou haveria. Mas não seria amoroso e cheio de compaixão. Jesus teve com quem aprender. E aprendeu. Mazal Tov.
*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de História no Curso Positivo.


 - Ontem foi uma daqueles dias produtivos e enriquecedores no que concerne ao conhecimento. Pela manhã me deparei com o artigo acima acima que me apropriei e dou de graça para vocês. Vale a pena a leitura, principalmente nesta época de Natal. Já a noite fui premiado com o programa Roda Viva da Tv Cultura, outro presente de final de ano. Ouvir ao mesmo tempo Karnal, Cortella e Pondé, ainda anestesiado pelo Concerto de Natal da noite anterior do Coral Luterano cujos sons ainda estão gravados no meu inconsciente, foi outra dádiva. Para mim o melhor programa do ano.

- Quem disse que dinheiro não cresce em árvores, obviamente, nunca vendeu maconha.

- Depois da tempestade... o centro alaga em São Bento do Sul.

- Me contaram que o vice-prefeito Márcio Dreveck teria anunciado que vai fazer uma delação premiada. Cabeças irão rolar.

- Por trás dos tapumes a nova praça. Talvez o único natal sem a Praça livre e iluminada. A decoração da cidade nem vale a pena comentar. Bem do jeitinho desta administração. 

SALA VIP
   UMA POR DIA
Bruna Carla Fuck, bela como sempre, enfeita a terça-feira

Gente que é notícia
Soraya Frohener, Andréa Weihermann, Rosi Socrepa Leverman e Clélia Borck Roesler



A rainha do pedal : Marisa Basílio Lopes



Solange e Edegar Socha


 Vereador Edimar Geraldo Salomon, Ismar Becker presidente da Acisbs e o advogado Arão dos Santos


                 Clima natalino do shopping Zipperer

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Clarice Lispector

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

Fazendo o bem