Pedradas do PedroKA

MEXERICO
Porque eu insisto

Também me pergunto. Estou aqui no meu isolamento e fico pensando. Penso, logo existo. O assunto que mais me preocupa no momento é a falácia da construção de um Hospital de Campanha na Promosul. Me desculpem tratar este assunto desta forma. Aliás, antes de outros o predicados, acho uma verdadeira bravata em que alguns oportunistas estão olhando o lucro, a salvação da economia, antes do bem estar da comunidade. Se fosse realmente uma preocupação com o povo, qualquer barraca nestas horas de pandemia serve e verdadeiramente ajuda. O que precisamos neste momento não é de palácios e leitos confortáveis. Precisamos é de profissionais, heróis que se expõe ao risco para salvar vidas. Que deixam suas famílias e adotam as nossas. O que vemos são aqueles profetas do apocalipse e oportunistas se aproveitando da situação e cada vez mais interessados no faturamento e no lucro.
Vou dar alguns exemplos e vocês julguem,  aqueles que se julgarem prejudicados, vistam a carapuça e expliquem.

- No ano passado, sabendo que o IPRESB, Instituto de Previdência de São Bento do Sul, possui mais de R$400 milhões em caixa, sugeri para algumas autoridades e pessoas tomar "emprestado" R$30 milhões para construir um Hospital plenamente equipado. Isto segundo minha ideia seria feito em terreno cedido pelo Município. O patrimônio seria agregado ao Ipresbs sem nenhum prejuízo aos beneficiários do Instituto. Para sua administração um Conselho de gestores profissionais com a fiscalização de membros do Instituto e entidades empresariais locais.

Porque 30 milhões - Porque consultei o administrador do Sagrada Família Renato Figueiredo e ele me informou que com este valor se construiria e equiparia um Hospital modelo e ainda usou a seguinte comparação. Campo Alegre é conhecida como Paraíso da Serra. São Bento do Sul será conhecida como Paraíso da Saúde. 

Solta a fita - Minha ideia não foi muito bem aceita. Confesso que até desestimulado fui. A Prefeitura já está com o projeto pronto para construção de novo Hospital, me disseram. Não pode ser usado dinheiro do IPRESB. Ainda argumentei, será apenas a fonte de recursos e que já saíra ganhando o terreno e tudo que lhe for agregado, além de ficar com os lucros e com capital em investimento real e não apenas especulativo. Lembram das aplicações financeiras no banco Santos?

Leis se mudam - Insisti que leis se mudam e fui falar com o senador Esperidião Amim e com o deputado federal Darcy de Mattos. Ambos me asseguraram que os recursos do Ipresb podem ser usados e que não haveria necessidade de mudar a Lei. Até me deram exemplos. 

Não vingou - Não vi mais ninguém se interessar pelo assunto e quase cheguei a me lançar candidato a prefeito apenas com este projeto embaixo do braço e a ideia na cabeça. Outros nem isso apresentam.

Pois bem -Agora com a água batendo na bunda e a oportunidade de algum ganho extra, a ideia é construir um Hospital de Campanha. Sempre achei que este tipo de Hospital se monta, não se constrói. Até porque a utilidade e tempo de uso são determinados.

Em Águas Claras (GO) o hospital terá 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores. A área construída será de 115x30 metros, além de uma área de 20x75 metros de suporte, com refeitório e alojamento para os profissionais de saúde. O contrato com a empresa especializada é de quatro meses, com oferta de uma equipe mobilizada para a manutenção durante o período. O valor total é de cerca de R$ 10 milhões, com estimativa de conclusão das obras em até 15 dias.


Em Itajaí SC - O preço do hospital de campanha que será montado pelo Governo do Estado para atender pacientes com coronavírus levantou uma série de questionamentos no fim de semana – especialmente após a visita do presidente Jair Bolsonaro a um hospital em Goiás, que teve investimento de R$ 10 milhões do governo federal. A estrutura de Itajaí custará R$ 76,9 milhões, com 100 leitos de UTI e seis meses de uso.

Em São Bento do Sul - Quem irá informar quanto custará o Hospital de Campanha, tempo de uso e quantidade de leitos? O que será feito após seu uso com o material de desmanche?

Apenas lembrando num eixo de menos de 100 quilômetros temos o 5º RCC em Rio Negro-PR, 62º BI em Joinville, vários outros Batalhões em Curitiba e mais a frente o 5º BECmb em Porto União, todos com condições de montarem Hospitais de Campanha.

Mais negócios - A Defesa Civil prevê a instalação de até 10 hospitais de campanha como o de Itajaí em Santa Catarina. O processo já está em registro de preços, e avançará conforme a necessidade do Estado. Os primeiros seis foram mapeados para a Grande Florianópolis, Sul, Serra, Extremo Oeste e Norte, na região de Joinville. A previsão poderá ser alterada se alguma região tiver demanda por leitos mais urgente.

- Quando o governo Municipal vai iniciar a economia de gastos para enfrentar a crise de caixa que é inevitável?

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA