Pedrads do PedroKA

COMUNICADO À SOCIEDADE
Devido à comoção social provocada por áudio gravado e divulgado pelo Dr. Hugo Sakaguchi, médico integrante do corpo clínico, que atua na área de urgência e emergência do Hospital e Maternidade Sagrada Família, a direção técnica e clínica, comotambém o autor do áudio, vem a público para prestar os seguintes esclarecimentos:
Vivemos uma grave pandemia que assola todo o planeta, trazendo consequências também para o estado de Santa Catarina, à macrorregião do Planalto Norte e à cidade de São Bento do Sul.
Apesar do cenário mundial ser bastante crítico, o Hospital e Maternidade Sagrada Família vem, desde fevereiro deste ano, antes mesmo do primeiro caso registrado no país, a criar e efetivar
seu plano para o melhor enfrentamento daquela então “possível crise de saúde pública”, que se tornou fato. A estrutura hospitalar, a equipe multiprofissional, os equipamentos e os insumos de saúde foram e estão sendo otimizados, em monitoramento diário, graças à ação conjunta da administração, direção técnica, corpo clínico, equipe multiprofissional, poder público e sociedade civil. Após ouvir a justificativa do Dr. Hugo, que se desculpou quanto a algumas informações repassadas de forma equivocada,
informamos que até o presente momento não houve desassistência para nenhum paciente que necessitou de atendimento em nível hospitalar. Da mesma forma, não procede a informação que pacientes suspeitos ou positivados para Covid-19 estão internados na ala da maternidade. Tal situação é definida e evidenciada em protocolos assistenciais vigentes na instituição.
Os leitos de enfermaria e de UTI, como também os medicamentos especializados em desabastecimento pela indústria farmacêutica nacional, são otimizados para suportar a sobrecarga de pacientes suspeitos e confirmados com o Coronavírus. Existe sim a possibilidade de transferência de determinados pacientes para outras instituições, como também o acolhimento de doentes de outras cidades. Porém, essa é uma política de saúde nacional de integração assistencial em rede, devidamente regrada pelo SUS, com o intuito de melhor gerir os leitos e as especificidades de cada hospital, garantindo a integralidade e a continuidade da assistência
à população. O que existe é uma sobrecarga no sistema de saúde nacional, que acarreta em estresse aos profissionais de saúde, fato este gerador do desabafo do Dr. Hugo, que, por responsabilidade e empatia aos doentes e a toda a sociedade, acabou se exaltando e trazendo situações que não condizem com a realidade assistencial praticada pela instituição.
Segundo o Dr. Hugo, o intuito do áudio é alertar a sociedade civil em geral para o fato óbvio de que há uma escalada exponencial dos casos de Covid-19 no estado de Santa Catarina e que, não havendo atitudes de prevenção mais efetivas e praticadas, existe sim a possibilidade de sobrecarga não só do nosso hospital, como também de todo o sistema de saúde, que já opera próximo ao limite de sua capacidade. Ao fim, segue o nosso pedido para que a comunidade atue de forma responsável, em especial aos integrantes do grupo de risco, seguindo as instruções em respeito ao isolamento social e as medidas de higiene e mobilidade por parte dos órgãos sanitários. Havendo necessidade de assistência médico hospitalar, tenham a certeza que há um esforço diário de todos os profissionais de saúde, médicos e outros, que atuam em nosso hospital, no intuito de prestar a melhor assistência possível nesse cenário incerto,histórico e mundial.
Contem conosco. Sempre!
Dr. Hugo Sakaguchi – CRM 10585/SC
Médico do Corpo Clínico HMSF
Dr. Henrique Schlichting da Silva – CRM 18775/SC
Diretor Técnico HMSF
Dr. Giovani Erineu Schwingel – CRM 8441/SC
Diretor Clínico HMSF


Gostei tanto, que estou postando

Estamos sendo justos com a publicidade?
Por André Lima, CEO da agência Batuca* 
Julho, 2020 – Talvez você não goste do que vai ler aqui. Na verdade, talvez nem eu goste, mas aprendi que o primeiro passo para resolver um problema é admitir que você tem um. O ponto é que tenho visto tantas marcas no tribunal da inquisição moral da sociedade ultimamente, que achei melhor conversarmos um pouco mais sobre isso.
Tudo começou no início da pandemia, quando várias marcas foram criticadas por fazerem doações gigantescas para ajudar a mitigar os impactos da Covid-19 no país. Sim! Marcas criticadas por ajudar. As acusações são de que as marcas andam fazendo esse tipo de “atrocidade" de ajudar o próximo, justamente para querer aparecer. Mas ora ora ora, que petulância! Onde já se viu uma marca querendo aparecer? E eu que achei dentro da minha inocência que elas, as marcas, existiam para isso.
Mas ok, o ponto aqui talvez nem seja esse, mas sim, que a publicidade está tentando ser justa com o mundo, mas será que o mundo está tentando ser justo com a publicidade? Se uma marca faz, é aproveitadora. Se não faz, é descompromissada socialmente. Se faz, mas esquece algum tipo de minoria, é excludente. 
Calma! Antes que você retire algum trecho desse artigo e transforme em uma grande chamada de fake news, ou que você queira me cancelar como andam cancelando tantas marcas por aí, é importante deixar claro: eu não estou aqui defendendo que as marcas não cumpram o seu papel social, ou que não devemos estar atentos às mudanças do mundo. A publicidade tem, e sempre terá, um papel social importante, principalmente, em um país tão desigual e carente de cultura como o nosso. O que eu simplesmente trago são algumas tristes verdades. Parem de achar que os publicitários irão salvar o mundo. Essa responsabilidade não é nossa, pelo menos não sozinhos. Não espere que as marcas substituam políticos e políticas públicas de educação e cultura. Não espere que as marcas façam o que você (sim, você mesmo) poderia estar fazendo enquanto as critica
Não adianta reclamar que não viu nenhum negro no comercial do banco, mas não se importar quando falam sobre diversidade na sua empresa. Não adianta reclamar quando o governo censura comerciais com gays, mas fazer piada quando seu primo decide te contar que também é. Estamos pressionando tanto as empresas para que tenham propósitos, que muitas passaram a adotar propósitos falsos, marqueteiros, apenas para silenciar uma parcela da população, sem entregar nada de benefício real à sociedade. Apenas frases bonitas nas entradas de seus prédios agora tão inúteis quanto os próprios propósitos em si.
Se o seu sabonete não está fazendo uma campanha social para salvar o mundo, aceite que talvez ele só queira ser um sabonete mesmo.
Desculpe a sinceridade por aqui, mas a mudança do mundo não está na publicidade. Ela é só um reflexo do que nós somos como sociedade. É como diria Gabriel o Pensador: “Muda que quando a gente muda, o mundo muda com a gente, a gente muda o mundo na mudança da mente, e quando a mente muda a gente anda pra frente". Se você está triste com a propaganda, você deveria estar triste conosco. Porque nós somos a mudança, não as marcas.

(*) André Lima, é paulista, do interior de São Paulo, e escolheu o interior gaúcho para viver e empreender desde os 19 anos. Publicitário, cofundador e diretor de criação da agência Batuca, é viciado em metáforas com futebol e apaixonado por pão com manteiga na chapa.
Sobre a Batuca
Fazendo barulho desde 2012, a Batuca é uma agência de publicidade inquieta, que acredita que ideias barulhentas podem mudar negócios, vidas e marcas. Com sede em Bento Gonçalves (RS) e operação também em Porto Alegre (RS), a Batuca conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas da comunicação e de diferentes regiões do país, prezando pela pluralidade de soluções e pela excelência na entrega de suas peças. A agência é comandada pelos sócios André Lima, Helena Ben e Pâmela Rosa. Quem já faz barulho com a Batuca: Italinea, Criare, Unimed, Bettanin, Croasonho, Grendene, Keep Cooler, OU, Sicredi, Souza Cruz, Volare, entre outros. Em sete anos de história, a Batuca conquistou os prêmios FEPI (Festival Internacional de Publicidade Independente) e Colunistas Sul. Em 2019, ainda recebeu os prêmios Share Social Media e Top of Marketing. Conheça mais em: www.agenciabatuca.com.br


Publicado em 21 de julho de 2020

Pedradas do PedroKA


NÃO MERECEM A REELEIÇÃO
Ontem por um destes acasos abri no face  dei de cara com a reunião da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Ainda bem que já estava na palavra livre e não cheguei a ouvir todos. Do que assisti fiquei surpreso com críticas ao governo estadual pela interdição do IML e pela nossa falta de representatividade política. Interessante já tivemos até presidente da ALESC.  Também a maioria do vereadores é cabo eleitoral de deputados. Nossos nobres edis parecem estar muito mais preocupados em votar Moção de Aplausos que garantem votos dos agraciados. Até provoquei o assunto mas não vi ninguém falar sobre o Raio X que está para ser ligado faz 9 anos. Foi inclusive votada uma suplementação financeira para a rede elétrica e se ligar vai dar um choque nos vereadores pela proximidade  de cerca de  100 metros. Criticam o Hospital que é particular e não cuidam do que é do Município. Em plena pandemia um aparelho sem ser ligado e usado há 9 anos, inclusive já denunciado ao MP e ninguém fala nada. Isto é uma vergonha. Mas podem ter certeza irão pedir votos para reeleição.

Publicado em 08/11/2019

 RAIO X
          O fim de uma novela que dura 7 anos
Uma aquisição do governo Magno Bollmann, gestão 2013, ultrapassou o governo Fernando Tureck e mais 3 anos da nova administração Magno Bollman parece estar próxima de ter uma solução. Trata-se de um aparelho de RAIO adquirido em 2013 e que permaneceu encaixotado por todo este período. O assunto foi objeto de denúncia deste Blog ao Ministério Público e que vem se arrastando entres justificativas e interpelações sem uma ação prática. Várias foram as justificativas do Poder Público que protelaram a instalação que não poderia ser feita no prédio do antigo INSS por não pertencer ao Município, posteriormente justificado que iria ser instalado na antiga Móveis Leopoldo.  Com a decisão da Justiça em conceder liminar de Titularidade e Posse Definitiva do prédio do INSS para a Prefeitura Municipal foi possível retornar ao projeto de instalação naquele próprio. Novo problema que demandava uma nova rede elétrica e transformador e que necessitou de uma suplementação de R$50 mil, aprovada pela Câmara de Vereadores em 27/09/2018, através da Lei 3949. Neste ínterim a Vigilância Sanitária interditou parte das instalações do prédio, justamente da área que/ abrigaria o aparelho de Raio X. Diante de falta de notícias, este Blog foi novamente ao Ministério Público no dia 22 de outubro, onde não conseguiu nenhuma nova informação, mas que deve ter provocado nova interpelação judicial à secretaria de Saúde.

                         Desdobramentos
Ontem fomos à Câmara de vereadores e secretaria de Saúde para obter novas informações.
Na secretaria de Saúde fomos atendidos por Leslie Lia Hermes, diretora do departamento de Gestão Administrativa, Etiane Lizmeyer, diretora de Atenção à Saúde e a assessora Jurídica Franciele Lizmeyer.  Para nossa surpresa, registre-se o pronto e excelente atendimento e a informações. Franciele nos informou que no dia anterior havia respondido a interpelação da Promotoria de Justiça e nos forneceu cópia das providências tomadas que publicamos abaixo:

                                  V i s i t a

Em seguida em companhia de Leslie e Etiane percorremos as instalações do prédio do antigo INSS, onde constatamos a fase final das reformas com troca de todo o piso antigo (tacos) por cerâmico, novos banheiros, reformas de salas, pintura, nova instalação elétrica, preparo da sala para instalação do aparelho de RAIO


                             As diretoras Etiene e Leslie
                               A sala destinada ao Raio X


                    Porta blindada com chumbo
                        
Todas as salas passaram por reformas deslocados todos os serviços da Secretaria da Saúde que hoje funcionam no prédio do antigo Fórum, este cedido pelo Estado. Já no espaço que ficará vago (Fórum), será transferida a unidade de saúde que funciona no prédio da Cruz Vermelha, desonerando a prefeitura do aluguel. A transferência do Centro de Especialidades Médicas depende das reformas no antigo fórum, que por sua vez depende de financiamento com autorização da Câmara. 
    Todas as salas passaram por reformas e estão em fase de limpeza
             Banheiros também tiveram cuidados especiais
       
        Aparelho revisado e em condições de uso

O pivô de toda esta novela, aparelho Raio X que estava encaixotado há 7 anos, foi encaminhado para São José (SC), sede da empresa RTC Comércio de Equipamentos e Serviços, que informou à secretaria sobre a revisão e condições de funcionamento do referido equipamento, que para cá será despachado assim que as instalações oferecerem condições para ser instalado. Ressalte-se também que a interdição pela Vigilância Sanitária já foi levantada e o prédio está livre para uso.

                      Serviços e demanda 

Quanto a demanda, as diretoras afirmaram que os exames de raio X estão dentro dos prazos normais de três a quatro dias, e quando o paciente não que esperar este prazo, é encaminhado para Mafra com os custos de transporte bancados pela Secretaria.
Enfim uma lição de como as coisas não devem ser feitas, mas que deverá ter um final feliz com melhor atendimento para a população.

ET. Obrigado aos nobres vereadores pelo empenho, cobrança e fiscalização sobre o assunto. 
Atualizando
Após nova provocação, na segunda-feira, 27, o vereador Edimar Salomon PROS comentou o assunto na Palavra Livre na sessão da Câmara de Vereadores. O líder do governo Marco Redlich do PP se manifestou dizendo que os recursos suplementados aprovados pela Câmara se destinaram a readequação do espaço físico o que não corresponde com a nossa nota de 08/11/19, acima. Disse também que iria se inteirar da situação para novos esclarecimentos. Já o vereador Sabino PSDB, se referiu apenas com um comentário que havia sido feito pela médica radiologista Adriana Lisboa que o aparelho não iria funcionar. Ajudou bastante. Apenas para esclarecer e complementar tudo que está escrito acima, falei por volta de 10:50 com Paulo na radiologia e a informação é que o aparelho ainda não está funcionando por "falta de alguns laudos da Vigilância Sanitária do Estado. Hoje, ainda vou tentar novamente o MP.

Boa fé
E o vereador Edi (PROS) realmente é homem de boa fé. Ontem em entrevista na Liberdade ao abordar o assunto Hospital fez um apelo que a hora é de salvar vidas e recomendou "temos que todos nos abraçar e lutar pela mesma causa". Edi: concordo com a luta, mas os abraços só após a pandemia, lembrando que muitos que você quer ver abraçados em São Bento do Sul, a união só faz açúcar.

Emocional
Quero comentar sobre o desabafo do  médico  Hugo Sakaguchi, mais levado pelo lado emocional que como os demais profissionais da saúde de estar profundamente abalado, pois são pessoas envolvidas 24 horas por dia com a pandemia. São pacientes, familiares impacientes, perdas, reclamações e um estresse sem precedentes. Como todo ser humano pode ter cometido excessos, mas ainda é muito melhor pecar por excesso que por omissão.


 #TBT
Com a Banda Pedra no Rim: Médico José Aloísio Vieira (Xuxo), Ivana Lampe (Patativa), Zukeika Skiba e o maestro José Melo em noitada em São Bento do Sul.

Gente que é notícia
Marilze Terezinha Schroeder, simpatia, beleza e um belo sorriso



Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -