Pedradas do PwedroKA - Tem bode na sala - Pedroscópio - Gente que brilha - - Parabólicas

                       




                         Tem bode na sala    

A secretaria de planejamento da prefeitura Municipal de São Bento do Sul, colocou o Bode na Sala na questão de alteração do Plano Diretor no que se refere ao zoneamento industrial. O bicho já começou a feder e o mau cheiro poderá infestar toda a cidade. Pergunta-se porque a pressa? Porque não discutir com a população em audiência pública o que foi assim aprovado? A quem servem as alterações e quem serão os beneficiados? Comparar depósitos de grande empresas que servem apenas a alguns com comércio e serviços que servem a todos é uma hipocrisia. Também caracteriza-se como uma arbitrariedade não discutir estas alterações no PD (Plano Diretor) com a população. Transferir a responsabilidade pelas alterações apenas ao Conselho da Cidade, é realmente por o Bode na Sala. O Ministério Público precisa ser inteirado destas iniciativas e acabar com a farra do desmando, da falta de planejamento do jeitinho brasileiro e da manobra são-bentoana. Temos uma cidade que em termos de trânsito, de improvisos, de favorecimentos escusos é uma verdadeira calamidade. Em tempos de logística onde todas as cidades procuram deslocar depósitos de cargas e descargas para eixos ás margens da entradas e saídas, aqui se pretende alterar o PD para criar novos barracões ou manter velhos desocupados infestando o centro de caminhões. Onde fica o conceito de cidade moderna? Cidade inteligente? O conceito de cidade 15 minutos. Já temos o título de cidade dos becos sem saída e ruas mal planejadas, se dá para dizer que o foram. Ninguém é contra o que está foi feito, mas permitir novas improbidades é burrice e voltar no tempo é retrocesso. Onde ficam os EIV -Estudo de Impacto de Vizinhança, PGT - Estudo de Polo Gerador de Tráfego? Leiam- e inteirem-se do que disse a respeito o arquiteto Rubén Pereira na introdução de seu parecer contrário ao que quer a Prefeitura:

INTRODUÇÃO

"Após a Constituição de 1988 e a lei conhecida com Estatuto da Cidade, foram implementados instrumentos de participação efetiva da sociedade nas políticas urbanas. O principal instrumento de política urbana é o Plano Diretor Participativo. Esta participação deveria ser orientada por inciativas de Educação Urbana e conscientização do bem coletivo sempre com o olhar estratégico, porém o requerimento da prefeitura para alterar o conceito das Zonas Industriais Fechadas – ZIFs, tema amplamente debatido pela população no atual Plano Diretor, surge para atender uma problemática pontual, típica urgência de “balcão de atendimento”, fora do contexto da atual revisão do plano diretor.
Não estamos negando a necessidade de discussão do fato, mas sim da forma tempestiva com que o setor público pretende impor ao Conselho da Cidade o tema". (Arquiteto Rubén Pereira)

E o que disse Janete Sueli Krueger
Coordenadora da CPUA-CAU/SC
Ao
Conselho da Cidade de São Bento do Sul

Sr. Jucelino José Kellner - Presidente

Assunto: Manifestação da CPUA-CAU/SC em relação a proposta de alteração da
Lei de Zoneamento de São Bento do Sul.

Cumprimentando-o cordialmente, a Comissão Especial de Política Pública e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CPUA-
CAU/SC –, através de seus representantes no Conselho da Cidade de São Bento do Sul, tomou conhecimento do requerimento da Secretaria de Planejamento para a
alteração da legislação que trata do uso e ocupação do solo no Município de São Bento do Sul, especificamente no que diz respeito às Zonas Industriais Fechadas –ZIFs. Inicialmente, cabe destacar que esta Comissão não se opõe à possibilidade da revisão na Lei de Zoneamento de forma pontual, desde que sejam respeitados os trâmites legais (entre eles a análise pelo Conselho da Cidade), conforme dispõe o Art. 12 da Lei no 1.681/2006, que institui o Código de Zoneamento de São Bento do Sul. Entretanto, levando em conta a excepcionalidade e importância do assunto em questão e que as consequências da alteração proposta podem impactar a cidade como um todo, e considerando que o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Participativo está sendo revisado, com previsão de envio do documento à Câmara de Vereadores até dezembro de 2021, a CPUA-CAU/SC julga mais pertinente que a alteração proposta seja discutida e aprovada no âmbito desta revisão. Somente a partir desta discussão ampliada e dentro de um processo no qual já está sendo debatida a questão territorial do município em sua integralidade é que serão garantidas as melhores decisões para o futuro da Cidade e um desenvolvimento urbano sustentável. Cabe ainda lembrar que a criação das Zonas Industriais Fechadas – ZIFs – foi amplamente debatida com a comunidade, visto a complexidade e especificidade
da questão. Nada mais justo que qualquer proposta de alteração nesse ponto da Lei de Zoneamento seja novamente apresentada à comunidade para devida apreciação.
Diante do exposto, a CPUA-CAU/SC, dentro de sua competência regimental de zelar pelo planejamento territorial, se coloca contrária a aprovação do requerimento enviado pela SEPLAN para a alteração da Lei de Zoneamento, por julgar mais conveniente, sem entrar no mérito da questão, que essa alteração seja discutida e aprovada dentro da integralidade da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Participativo Sem mais para o momento, receba nossos cordiais cumprimentos.

_____________________________
Janete Sueli Krueger
Coordenadora da CPUA-CAU/SC


PARABÓLICAS

- O melhor fuzil ainda é a vacina e o feijão no prato do pobre 

- Presidente, se eu seguir seu conselho e comprar um fuzil, não passe na minha frente.

- O Bolsonaro deveria ser preso pelas Forças Armadas por incitar a população a comprar armas. Para que? Para combater quem? Para lutar contras o Exército, Marinha e Aeronáutica? Explica Bozo.

- Sugestão para os incautos que negam a vacina: assistam  na Netflix -  "O despertar de uma paixão".

- No georreferenciamento que a Prefeitura pretende fazer, poderiam ser usados os homens das escadas das teles que passam os dias pendurados nos postes da cidade. Fica a sugestão.

- Na CPI da Covid vai acabar sobrando para o Motobói que vai ser ouvido nesta semana. Bingo!

- No pega e solta do sargento Garcia mai um vai para casa de tornozeleira eletrônica. Salve Jorge!

- Ouvi de um comerciante: Em SBS cada dia mais pobres os trabalhadores. Cada dia mais ricos os exportadores.

- Vem eleição, vai eleição. O discurso não muda. 


Gente que brilha


Advogada e vereadora (PSDB), Terezinha Maria Dybas recebeu cumprimentos pelos sues primeiros 50 anos de muita disposição e dedicação. saúde!

Pedroscópio
Luiz Eugênio Duvoisin, Alice, a nora Sandra e o filho Charles em noite de Gala em SBS

"Na vida o que vale não é o que você acumula, mas o que você espalha"






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA