Pedradas do PedroKA - A gente somos inútil - Pedroscópio - Gente que brilha - Parabólicas

     


    A GENTE SOMOS INÚTIL

Publicado em 06/04/2020

O que mudou?

Sempre ouvi dizer que velho vira criança. Ainda bem e menos mal. Criança é esperança, é vida, é inocência, é cuidado é alegria. Também como sou de gerações onde criança brincava com bolinha de gude, peteca de palha, pulava amarelinha, fazia e soltava pipa, bilboquê, bola de pano, roda de chapa de fogão entre outras brincadeiras hoje desconhecidas.Também nasci com ajuda de parteira e no lugar de pediatra era benzedeira. Mas voltando ao início fui ter direito a pediatra já nos meus 50 anos, quando conheci meu querido e saudoso amigo Julio Teddy, o amiguito. Me cuidava  me recomendava e acompanhava. Pois é. Vi, vivi e estou vendo muita coisa que vocês das novas gerações ainda irão ver. Outras não. Rádio a bateria, viagem de Maria Fumaça, televisão preto e branco, telefone via telefonista, água de poço, privada de fundo de quintal e chuveiro com carretilha. Também os tratamentos foram mudando. Meu filho sempre me chamou de Pedrão e por conseguinte todos os seus amigos. De uns tempos para cá passei a ser chamado de "véio", embora eu me esforce para não parecer. Inclusive participo de uma turma de janta, duas vezes por mês, em que o segundo mais velho tem 50 e o mais novo 24. Estou me reciclando. Mas, os mais maléfico dos vírus está me fazendo refletir e também me condenou ao confinamento e a todos nós. Também me deu novos apelidos: grupo de risco, idoso, vulnerável, antigo, velho, empata fila, carcomido, entrevado, pé na cova, valsa de casamento e alguns não tão carinhosos. Vou aceitando com certa resignação embora nunca tenha entregue os pontos e nem perdido um tanto da minha vaidade. Não saio de agasalho de moletom  na rua, nem de bermuda com tênis e meia. Ah! Ia esquecendo de dizer que ainda trabalho. e que comecei na lida com dez anos de idade. Que gosto do que faço. Por conta deste f.d.p. de um vírus estou como muitos confinado. Saí da minha rotina para entrar numa maior ainda. Além de escrever meus comentários e artigos não posso oferecer muito mais. Não que seja minha vontade. Me sinto tolhido em não poder ajudar, ser útil. Ser rotulado e impedido de ajudar. Gostaria de estar na linha de frente combatendo esta praga. Minha rotina foi quebrada por uma maior ainda. Faz 25 dias que não cumprimento e não converso com meu amigo Motta. Não vejo minhas amigas da Marlisa e nem sei a cor do cabelo da Lu da lotérica. Compras só através dos meus personal's delivery (Rodrigo e Sabrina). Não sei como estão os buracos na cidade nem as obras do Magno A sensação é que estou me acovardando, me encolhendo. INÚTIL. Obrigado pela companhia Zuleika, guerreira que me acompanha e me atura há mais de 50 anos. Xyka e Juca, parceiros de todo dia. Ana que me monitora pelo celular. De resto uma Boa Semana Santa para todos nós. E que está Páscoa literalmente nos renove faça renascer em nós a esperança de dias melhores.

A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nóis é indigente

Inútil
A gente somos inútil
Inútil 
(Ultraje a rigor)

Pior que tudo isso é você, idoso como eu, sair na rua e escutar: "Vai prá casa tira gosto do covid 19". 

De conforto é saber que a vacina para este mal é a resignação, obediência, bom senso, crença, solidariedade. atitude e muita fé em Deus. E, que não fiquemos confinados pela burocracia e pelo preconceito. Salve Jorge!
Parabólicas

- A partir desta segunda-feira (27), os idosos com 75 anos ou mais que já receberam a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no intervalo de 180 dias, poderão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para agendar a sua dose de reforço. A regra vale para todos, independentemente do laboratório cujas aplicações das duas primeiras doses foram feitas.

- Ontem conversei com a diretora de Vigilância Sanitária, Silvana Maria Bianco Bauer, ressalte-se o bom e prestativo atendimento. Silvana me informou que até o momento 97,12% do público alvo já foi vacinado em São Bento do Sul. Os que não compareceram ainda para a a segunda dose somam 916 pessoas. Ressaltou ainda que para a terceira dose é necessário o espaçamento de 6 meses da primeira dose.

A Secretaria de Obras de São Bento do Sul tem se deparado com mais um caso absurdo. Estão furtando grelhas de ferro dos bueiros em diferentes pontos da cidade. Somente na semana passada foram seis casos, sendo um na Rua Alberto Torres, dois na Rua Santa Cecília e três na Rua Wenceslau Zieruth. Algumas dessas grelhas haviam sido instaladas há menos de 10 dias.

Na manhã desta segunda-feira (27) foi realizada reunião de colegiado no gabinete do prefeito, e um dos principais temas da pauta foram as definições quanto à sequência dos serviços públicos entre dezembro deste ano e janeiro de 2022. O que já está definido é que a Prefeitura não vai parar e todos os setores vão seguir com pessoal trabalhando no “Plantão da Virada”.

- Sugestão: "Candidatar São Bento do Sul para sede dos JASCs 2023, ano do nosso Sesquicentenário. Estrutura não nos falta e tempo também não e torcendo para vencermos a pandemia.


Gente que brilha



Emilio e Juraci Malinowski - gente boa e cada vez melhor


Pedroscópio



"Em 23 de setembro de 1923 faz 50 annos que os machados dos primeiros povoadores allemães resoaram na região da matta virgem, onde hoje se erguem as casas e quintaes convidativos de São Bento, circundadas do verde pittoresco dos centeaes e vinhas na sombra de bellas árvores velhas.

Este dia não deve passar sem lembrarmo-nos dos galhardos immigrantes allemães e seus derscendentes que do deserto souberam crear uma povoação tão bella, tão florescente e um município tão considerável" (parágrafo do prefácio Chronica do Município de São bento - Wolfgang Amonn - 1923)


                                    Sidney Magal e eu, com gravata é claro.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -