Governo e empresários reunidos

A primeira reunião da nova Diretoria da Fiesc, marcada para amanhã, terá vários eventos a retratar a apreensão do setor empresarial com os efeitos da crise mundial e a situação da economia catarinense. Começará as 9 horas com a assinatura do “Pacto pela competitividade de Santa Catarina”, a ser assinado pelo governador Raimundo Colombo e pelos presidentes das federações empresariais que integram o Cofem. Prosseguirá com palestra do economista David Kupfer sobre “a importância do Plano Brasil Maior para a indústria”. E se completará com relatos dos empresários sobre os prejuízos com as enchentes no Vale do Itajaí.
O pacto representará um esforço conjunto do setor produtivo e do governo estadual para definir uma ação estratégica destinada a garantir o processo de crescimento do Estado, diante da crise que já provoca relativa estagnação. Há apreensão com a perda de competividade de vários segmentos diante da recessão que já atinge vários mercados. E o convencimento de que num regime de economia recessiva a competição fica mais acirrada e os espaços para comercialização dos produtos catarinenses mais reduzidos. O setor têxtil é o que vem sofrendo com maior intensidade esta concorrência dos países asiáticos. Nenhuma autoridade governamental consegue oferecer alternativas ou caminhos seguros para superação desta crise. Atualizar a tecnologia, adotar nova gestão, mudar de ramo pelas dificuldades de competir com os chineses?
O agronegócio do oeste vai bem, mas também tem um cenário futuro marcado de incertezas, em função dos preços dos insumos, vindos quase todos do centro-oeste e, portanto, distantes do processamento e com custos mais elevados.
Como pano de fundo, as preocupações se acentuam pela letargia do governo estadual. Continua sem rumo e sem um plano estratégico. Não tem um foco sobre as prioridades de investimentos ou uma politica de incentivos. Carece, também, de um gestor ágil, cobrador e competente. As ações são pontuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA