Respeitar a opinião: o que é isso?!

(Lauro Edison)

"Respeite minha opinião. Cada um acredita no que quiser".

Qual o sentido da frase acima?

Parece ser: "não queira me obrigar a pensar como você".

Ser obrigado a mudar de opinião (em vez de mudá-la com base em argumentos racionais) é obviamente horrível... A maioria não sabe disso, e oprime muitas opiniões alheias. Se você disser por aí que acha sexo entre irmãos legal, ou que trabalhar é um desperdício de vida, ou que a fé em Deus é uma ilusão, não ouvirá discordâncias ponderadas. Será hostilizado, moralmente condenado e pode ser que caia no ostracismo: "se não pensa como nós, fora!", diz o status quo.

"Fora dissidente, nem queremos ouvir suas perversões!", dizem as boas famílias, dizem os patrões, diz a pessoa de fé. Eis a opressão

Ironicamente, quem mais repete o mantra "respeite minha opinião" é quem faz parte destas maiorias opressoras! Mas eles usam a frase em momentos absurdos: sempre que não têm argumentos para defender seus pontos de vista irrefletidos, se saem com "respeite minha opinião".

Mas, oras, quem a está desrespeitando?

Estão criticando, discordando, questionando, o que é diferente.

Neste caso, o sentido real da frase que inicia esta nota é:

"Não me fale de suas razões, elas perturbam minha ignorância".

O que deveria ser um pedido de "permita-me dizer o que penso" se tornou, em nossa sociedade medíocre, um "permita-me não precisar dizer o que penso - seria uma vergonha pra mim". Que lástima!

As pessoas querem esquecer que são dotadas de um equipamento sofisticado, afinado durante milhões de anos, capaz de processar dados e informações de forma quase mágica. Adorariam se ver livres de tamanha responsabilidade: "Maldito seja meu cérebro! Agora me exigem que eu pense!". E então, elas repetem o mantra vazio:

"Por favor, 'respeite' minha opinião".
por Lauro Edison

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -