Os historiadores devem explicar

Hans Almrausch - jalmaig@bol.com.br (Blumenau - SC)

Seria bom rever a questão da origem da maioria dos colonizadores de São Bento. Registros apontam uma minoria oriunda da Alemanha. A esmagadora maioria dos europeus que vieram para São Bento vieram da Boemia ... depois conhecida por Tcheco-eslováquia e Austria. Do solo alemão mesmo, só o idioma. Tem também um número de poloneses (que supera também os alemães, quando considerados os que vieram da Alemanha em si).Um abraço

Comentários

  1. Acabo de receber a visita do professor e historiador Antonio Dias Mafra que veio me brindar com seu livro "100 anos da guerra do Contestado". Na página 156 uma resposta:
    "O Governo alemão, que tinha a emigração controlada desde 1859, proibiu a emigração na década de 1870. Por essa razão, a colonização de São Bento foi realizada por colonos de língua alemã, da República Tcheca (Boêmios), Bávaros - falando bayrich e não alemão, austríacos e poloneses de língua alemã. A Sociedade Hanseática conseguiu em 1899 a vinda dos p´rimeiros colonos de Hamburgo. Mas esses imigrantes alemães vieram em sua maioria para o vale do Itapocu, Humboldt, Ibirama. Apesar de liberada a emigração alemã para São bento, habia um empecilho, a falta de lotes coloniais."

    ResponderExcluir
  2. Com essa contribuição, espero que façam justiça aos imigrantes de São Bento, (na Schlachtfest) estendendo bandeiras bávaras, tchecas, austríacas e polonesas. Se sobrar lugar, talvez a do Império Austro-Húngaro... mas da Alemanha, desculpem, mas não faz sentido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA