Mais sobre o Skiba e os 25 anos do Evolução. - por Jonny Zulauf

Mais sobre o Skiba e os 25 anos do Evolução.
Antes do início do Evolução, ainda em Joinville, há mais de 30 anos, conheci um polêmico empresário que mesmo em questões de somenos importância da gestão do prédio de um condomínio, fazia valer com contundência os direitos de um morador. Encarava grupos conservadores liderados por uma “gerentona” que exercia a função de síndica do Wendel em sua postura impositiva, ditatorial. Detalhes dos fatos da época merecem um outro capítulo folclórico que sempre identificou o “Pedrão”.
Questões profissionais o trouxeram a São Bento, logo depois que também voltei dos meus anos de estudo em Curitiba, e logo nos harmonizamos em evidências de sangue novo na tradicional cidade que iniciava o boom empresarial e seu desabrochar nas relações internacionais, o que, aliás, merece outro capítulo com espetacular mudanças.
Paradigmas foram questionados e quebrados em arrojadíssimas posturas empresariais do Pedro e seu valoroso parceiro de desafios locais, Paulo Nogara, abrindo inéditas medidas administrativas em meios pouco ortodoxos de gestão, busca de recursos, novas filosofias de gestão corporativas, integração de colaboradores, convivência pragmática em estímulo de desenvolvimento empresarial, com extraordinário arrojo nas relações institucionais com entidades público e privadas. Abriu portas com Ministros de Estado numa naturalidade impressionante que, também, merece mais um capítulo pela ousadia do “Pedrão”.
Antes de editar Revista, de iniciar a grande jornada do Evolução, fui, juntamente com alguns simpatizantes por mudanças, motivado por este inquieto cidadão em buscar propostas alternativas entre nossos tradicionais representantes políticos, inserindo opções como do então candidato a Deputado Federal Nelson Moro, alargando a representação e quebrando “currais” históricos em nossa cidade. Com certeza, dá para escrever mais sobre estes fatos.
Vieram a Revista em uma edição que, só pela homenagem a um dos mais importantes Catarinenses, nascido em Itaiópolis, mas cravando poitas firmes nesta terra, previu a evolução constante da expressão de Otair Becker e, depois, a saga contada por todas as edições do Jornal Evolução. Deste, já há um capítulo formado por tantos eventos e registros que repercutem em nossa região, contribuindo em formalizar nossa história.
Em arremate, alguém deverá enaltecer a extraordinária contribuição que o “Skiba” reviveu na melhor e mais elitizada sociedade com seus Bailes Black Tie e os Destaques que entendeu merecidos a tantos locais e amigos que assim se tornaram por terem participado dos eventos nesta distinta manifestação cultural. Por um lado reeditando os clássicos bailes de gala dos debutantes e dos bailes de São Silvestre no mesmo padrão em verdadeira homenagem a ilustres personagens que tanto podem ser espelhadas na socialite Madalena Diener e toda a distinta aristocracia que outrora distinguia nossa cidade.
Todavia, todo posicionamento sempre gera contradições, contestações, algumas polêmicas, mas todas são provocadoras de reflexão e argumentos, fazendo-nos crescer e aperfeiçoar nossas convicções.
Por este cidadão que também ancorou sua existência em nossa cidade, revelo meu distinto reconhecimento, ciente o próprio, contribuindo ao salutar debate constante sobre nossa sociedade e comportamento comunitário que em muitos pontos não concordamos exatamente, mas temos, seguramente, a absoluta convicção de perseguirmos o mesmo objetivo de debater democraticamente a (o) Evolução.
jonny zulauf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -