Deputado Vieira propõe mudanças na repartição da receita pública

Esta semana o deputado federal José Carlos Vieira (PR/SC) encaminhou Proposta de Emenda à Constituição – PEC 472/2010, que dá nova redação ao artigo 159 da Constituição Federal, visando aumentar a participação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na arrecadação dos dois principais impostos federais, o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“A força de nossa economia foi testada e aprovada quando o Brasil atravessou a crise mundial de maneira sobranceira. Mas deve-se cuidar para manter a economia saudável, já que hoje, o que se evidencia é o perigoso desequilíbrio na repartição da receita pública”, alerta o deputado Vieira.
Segundo números do Ministério da Fazenda, divulgados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, a União detém 59% das disponibilidades tributárias, os estados, 27% e os Municípios, 14%. A proposta é de que progressivamente, ao longo dos próximos cinco anos, os estados sejam contemplados com 26,5% e os municípios com 30% do produto da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI.
O deputado Vieira defende que a proposta incentiva o desenvolvimento regional e local, com respostas mais rápidas às necessidades da população, seja na prestação de serviços públicos, realização de investimentos em infraestrutura, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA