Cirurgias eletivas iniciam na próxima semana

O informe é da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul. Resta saber como será carcaterizado o pagamento do diferencial para os médicos, fora da tabela SUS, quando o paciente for internado pelo SUS.



Na próxima semana, iniciam as cirurgias eletivas que encontram-se represadas na secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Isso será possível graças a um acordo firmado entre o secretário de Saúde Marcus Maluf e os médicos cirurgiões que atuam no Hospital e Maternidade Sagrada Família. Para estes atendimentos emergenciais, os valores de complemento a serem pagos aos procedimentos cirúrgicos hospitalares será de 45% do valor total da AIH – Autorização de Internação Hospitalar, conforme Tabela de Procedimentos do Sistema de Informações Hospitalares-SIH/SUS.



Para chegar a este acordo, Maluf se reuniu com os médicos e com a direção do hospital. “Todos foram solidários a causa e se comprometeram a iniciar as cirurgias já na próxima semana”, explica o secretário. Para que aja o repasse, nesta sexta-feira, dia 17, foi encaminhado a Câmara de Vereadores projeto de lei para aumentar o valor do repasse. “De qualquer forma, os médicos disseram que iniciaram os procedimentos mesmo sem ter a lei aprovada, para já ir antecipando as cirurgias”.



A previsão é que cerca de 50 cirurgias eletivas, nas mais variadas áreas, sejam feitas mensalmente. Atualmente há 273 AIHs com laudo já preenchido pelo profissional médico e encaminhado a secretaria de Saúde. Conforme Maluf, médicos informaram que também há em média 200 pacientes para serem encaminhados para realizarem cirurgias foram desta listagem.



O secretário explica que como estes pacientes não conseguem efetuar as cirurgias, faz com que gerem várias internações anuais de urgência (em decorrência dessas patologias) fazendo com que o Hospital gaste AIHS para internações com custos baixos, interferindo assim na média anual dos valores da AIH. “Isso diminui o teto mensal recebido para pagamentos de internações de urgência/emergência”, explica o secretário. Com isso, o hospital acaba não recebendo os reajustes, pois são efetuados através da série histórica anual de internações. “A realização dessas cirurgias também irá trazer uma melhor qualidade de vida para os usuários, pois muitos dependem das mesmas para um retorno efetivo ao mercado de trabalho”.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP

47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA