Balé clássico e danças populares na Mostra Competitiva.

Depois de uma parada para a Noite de Gala, a Mostra Competitiva continua com grupos de balé clássico e danças populares que sobem ao palco nesta terça-feira. Lina Lapertosa (MG), Áurea Hammerli (RJ), Daniela Cardim (RJ), Alex Dias (MG) e Sérgio Lobato (SC) avaliam os grupos de balé clássico. As coreografias de danças populares serão julgadas por Valéria Figueiredo (GO), Vera Lopes (RJ), Julia Emilia (MA), Cristiane Galdino e Gustavo Cortes (MG).
Na terça-feira, o workshop coreográfico fica no comando da Companhia Dudude Herrmann, das 9h às 10h30, no Espaço Midas.
A tarde fica por conta das apresentações de balé clássico de repertório, balé clássico, dança de rua e jazz no Meia Ponta. Os grupos sobem ao palco do Teatro Juarez Machado às 14h e às 16 horas – quando as apresentações se repetem para o novo público.
Entre 14h30 e 15h30, a dança estará presente no Hospital da Unimed. Em seguida, a programação dos Palcos Abertos pega a estrada para o Teatro da SCAR em Jaraguá do Sul. Lá, grupos de diversos gêneros se apresentam das 19h30 às 20h30.
Inicia nesta terça e vai até quinta-feira a programação da Passarela da Dança que já está na terceira edição do Festival. Os desfiles acontecem a partir das 17h no piso térreo do Centreventos Cau Hansen, ao lado da Escola Bolshoi, com entrada gratuita.
Na Feira da Sapatilha, a professora Mavil Chiachietto Flores (D de Dança) ministra o workshop “Ensinando balé para crianças” das 11h às 13h. “Preparação física para bailarinos e bailarinas” é o tema do segundo workshop comandado pelo professor José Luis Louveira das 14 às 16h. No final da tarde (17h às 19h), haverá o lançamento do livro “Contando Histórias de Balé”, com autoria de Teresa Vilela.
Na Mostra Contemporânea quem se apresenta é a companhia Núcleo de Pesquisas em Linguagens Híbridas (SP), com a coreografia “Hagoromo, o Manto de Plumas”. Na terça-feira a Mostra acontece no Teatro do Sesc a partir das 22h30, com entrada gratuita, basta retirar os ingressos na bilheteria do Centreventos.

Saiba mais: o colorido das danças populares
O gênero danças populares caracteriza-se pela absorção de costumes de uma época, mas pode exibir tanto passos de danças antigas quanto de valsa, até de contextos mais atuais. Acredita-se que as primeiras danças populares – conhecidas como danças da corte – teriam surgido entre os nobres europeus do século 12, a partir das danças folclóricas dos camponeses. No cenário brasileiro, danças-de-roda e coreografias com personagens indígenas e de descendência africana são alguns dos exemplos do que se encontra nas apresentações de danças populares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -