Cultura urbana ganha destaque no Festival

Pelo quinto ano consecutivo na programação oficial,
o Hip Hop consolida espaço no Festival de Dança de Joinville.

Pelo quinto ano consecutivo, o Encontro das Ruas faz parte da programação oficial do Festival de Dança de Joinville. O universo Hip Hop ganha destaque com atrações que vão agitar participantes e o público de 22 a 25 de julho, com o encontro dos quatro elementos: dança (batalhas de danças urbanas), música (apresentação de DJ’s), rima (batalhas de MC’s) e grafitti (Oficina e Mostra).

Para quem deseja aprender mais sobre a arte do graffiti, uma oficina será oferecida nos dias 22 e 23, com aulas teóricas e práticas no Centreventos Cau Hansen. Local em que também será realizada a Mostra de Grafitti, com a participação de 10 artistas visuais convidados (vindos de SP, RS, RJ, BA e MG), além dos cinco grafiteiros selecionados no site do Festival de Dança. O grupo de oficineiros pinta os muros do Sesc e os integrantes da Mostra os muros do Centreventos nos dias 24 e 25 de julho.

Um debate com o tema “A sobrevivência da arte urbana” pretende abordar casos de profissionais que vivem a partir dos respectivos projetos inseridos na cultura das ruas. O mediador será Gléber Pieniz e entre os convidados para o bate-papo estarão Binho Ribeiro e Flávio Trampo (grafitti), Frank Ejara e Marcelinho Back Spin (danças urbanas), Criolo Doido (Kléber Gomes) e Emicida (MC-rimas) e Gleici Érica, presidente da AAPLAJ- Associação. O público pode conferir o debate gratuito no dia 23, às 19 horas, no Sesc.

E as batalhas de Breaking, Hip Hop Freestyle, Locking, Popping e House Dance também vão movimentar os participantes do 28º Festival de Dança de Joinville, nos dias 24 e 25. A competição promete reunir o que há de melhor na cena das danças urbanas nacionais. Os participantes serão avaliados pela técnica, fundamentos, musicalidade, ritmo e criatividade nas suas apresentações. E falando em batalha, a disputa de MC´s promete muita criatividade nas rimas, feitas de improviso de acordo com o ritmo das pickups dos DJs convidados. Os três primeiros colocados, tanto nas batalhas de dança quanto na de MCs receberão premiação em dinheiro.

Todos os convidados para integrar o júri do 5º Encontro das Ruas estão entre as personalidades da Cultura Hip Hop brasileira. Movimentam e trocam informações com gerações de dançarinos e estudantes da cultura urbana de todo o país, pois viajam e participam com frequência dos maiores eventos nacionais e internacionais na área. A comissão técnica desta edição do evento é formada por Frank Ejara, fundador, diretor, coreógrafo e produtor da Cia. Discípulos do Ritmo; Flávio Trampo, símbolo da resistência da Cultura de Rua e um dos grafiteiros mais respeitados do Rio Grande do Sul; Criolo Doido, MC produtor, compositor e intérprete, fundador da Rinha dos MCs; e Marcelinho Back Spin, percussor do movimento na estação São Bento, considerado o berço do Hip Hop no Brasil, fundador da Back Spin Crew e um dos criadores do projeto Casa do Hip Hop. Eles têm a missão de fazer a curadoria do evento, zelando pelo nível técnico, realizando a seleção dos participantes e trazendo sugestões para incrementar cada vez mais o Encontro das Ruas.


Atrações do Encontro das Ruas


Oficina de Graffiti
Dias 22 e 23 de julho, com aulas teóricas e práticas.
Local: Centreventos Cau Hansen e Sesc
OBS: material utilizado - tinta spray fornecida pela organização do evento.

Mostra de Graffiti
Data: 24 e 25 de julho
Local: Sesc
Atividades: pintura dos muros do Centreventos e telas


Debate: “A sobrevivência da arte urbana”
Abordagem: pessoas que sobrevivem dos quatro elementos: dança, som, rimas e graffiti.
Data: 23 de julho – 19 horas
Local: Sesc
Debatedores: Frank Ejara e Marcelinho Back Spin (dança urbana), Emicida (rimas na cultura hip hp), Binho Ribeiro e Flávio Trampo (graffiti).

Batalhas de B. boys, B. girls, Hip Hop Freestyle, Locking, Popping e House Dance.
Data: 24 e 25 de julho
Local: Sesc

Batalha de MC´s
Data: 24 e 25 de julho
Local: Sesc



Workshops Coreográficos complementam Mostra Contemporânea de Dança

Os projetos e estudos das companhias convidadas para a Mostra Contemporânea de Dança estarão ao alcance dos participantes do 28º Festival de Dança de Joinville, durante os Workshops Coreográficos, um evento que integra a programação didático-pedagógica do Festival.
Ao todo são 240 vagas. Os workshops são gratuitos, com parte das vagas destinadas aos setores ligados à dança em Santa Catarina e o restante delas aos participantes inscritos nos demais eventos do Festival.

Os workshops

Cláudia Müller
Dia: 22 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Grupo Grial
Dia: 23 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Cia. De Dança Masculina
Dia: 24 de julho
Horário e local: 10h às 12h / Espaço Midas

Companhia Ertza
Dia: 25 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas
Raça Cia de Dança
Dia: 26 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Dudude Herrmann
Dia: 27 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Núcleo de Pesquisas em Linguagens Híbridas
Dia: 28 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Pró-Posição
Dia: 29 de julho
Horário e local: 10h às 11h30 / Espaço Midas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -