Domingo Musical homenageia imigrantes suíços

A Sociedade Cultural Alemã, com o apoio da Fundação Cultural de Joinville, neste Domingo Musical com Arte e Cultura (1º de agosto) irá homenagear os imigrantes suíços, que têm uma longa historia na cidade. O grupo dos primeiros imigrantes que chegou à Colônia Dona Francisca, em 9 de março de 1851 era formado por alemães, suíços e noruegueses, sendo os suíços em maior número.
Inseridos entre os pioneiros germânicos, responsáveis pela fundação e desenvolvimento da Colônia, mais tarde denominada Joinville, os descendentes suíços começaram a ter mais visibilidade a partir da criação do Consulado Honorário na cidade, no ano 2000, cargo honorífico ocupado por Alberto Holdereger. Advogado, músico e cantor, Alberto tinha um motivo especial para sua incansável defesa em favor da preservação da cultura suíça em Joinville: seu pai, Wilhelm Holdereger foi um imigrante suíço.
Em 2001, um novo incentivo aos descendentes suíços foi a implantação da Praça Suíça, com monumento, junto ao Museu de Arte de Joinville.
A Confederação Suíça foi criada em 1º de Agosto de 1291. Atualmente é uma República Federal, situada no Centro da Europa, com 26 estados denominados “Cantões”. Um deles “Schafhausen” é cidade irmã de Joinville, e Berna, a capital é a sede das autoridades federais.
Completando 719 anos de fundação, a Suíça e os imigrantes daquele país serão lembrados neste domingo. Às 9h, com uma cerimônia comemorativa na Praça Suíça e a partir das 10h30min, no Domingo Musical com Arte e Cultura, na Casa da Memória/Cemitério do Imigrante será a eles dedicado.
Programação
A atração musical estará a cargo da Banda Mirim do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, sob a regência do maestro Voldis Eleazar Sprogis.
Além de músicas diversas, a banda irá tocar os Hinos Nacionais do Brasil e da Suíça e fará um toque solene, enquanto os suíços que jazem no Cemitério do Imigrante receberão uma homenagem simbólica, com a colocação de uma coroa de flores em um dos túmulos. O evento contará também com a presença do Pastor Leandro, da Paróquia da Paz.

No interior da casa da Memória haverá uma exposição de fotografias de Romy Dunzinger, ativa associada da SCAJ, sobre temas diversos e viagens. O evento será finalizado com o Hino de Joinville, executado pela Banda Mirim do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -