Empresários do Planalto Norte discutem política e economia em Porto União

A cidade mais ao norte de Santa Catarina, Porto União, foi a sede da Reunião Plenária Regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) na noite da segunda-feira, 26. O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) Adelino Denk, juntamente com o Diretor Representante do Conselho Superior/Facisc Evandro Müller de Castro e do Executivo da Entidade Marcelo Cavinati, participaram do encontro que contou com a presença de 30 empresários, representantes dos municípios de Campo Alegre a Porto União.

Um dos assuntos colocados em pauta pelo presidente da ACIC de Canoinhas, Rafael Mirando, foi a melhoria das rodovias SC-280 e 477, que ligam Porto União a São Francisco do Sul, passando pelos municípios de Porto União, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Jaraguá do Sul. A rodovia foi inaugurada em 1983 e até agora nunca foi restaurada devido a ter sido estadualizada. A ideia é que seja federalizada.

O ponto alto do encontro foi a apresentação do projeto Voz Única Regional. O vice-presidente regional, Gilmar Schneider, relatou que a intenção é ampliar projeto da Federação no Planalto Norte e por conta disso ele fez um levantamento dos dados das últimas eleições. “Precisamos conhecer a nossa realidade para termos representatividade política. Em 2006, houve 10 candidatos a deputado estadual, de Campo Alegre a Porto União, e um candidato a Deputado Federal em todo o Planalto Norte”, afirmou.

Ele sugeriu que o planalto norte trabalhe em três microrregiões. “Cada microrregião pode trabalhar junto aos seus partidos políticos, pois temos potencial para eleger um deputado por região e ganhar mais representatividade”. Ele também mostrou a forma como as associações podem se comunicar com a comunidade, com os partidos políticos e com o eleitor. “Podemos fazer outdoors, enviarmos cartas aos eleitores e buscar apoio dos veículos de comunicação, sempre alinhados com o Projeto Voz Única Estadual”.

Gilmar relatou ainda que se houvesse uma representatividade efetiva, algumas coisas seriam totalmente diferentes. “A partir do Voz Única, poderemos cobrar o compromisso firmado com a classe empresarial”, disse. O vice-presidente para assuntos de micro-créditos da FACISC, Romeo Vier, disse que as regiões podem começar a aplicar o que no futuro será o voto distrital. Outros empresários se manifestaram. “Temos que levar em consideração a questão dos segmentos”, alertou o presidente da Acirne de Rio Negrinho, Mário Sérgio Zili Bacic, que também é vice-presidente de Projetos Especiais da FACISC.

O presidente da FACISC, Alaor Tissot, apoiou a ideia e disse que as regiões tem que fazer mesmo o movimento. “Temos que incentivar o voto útil”, ressaltou.

Adelino Denk apoiou a iniciativa, ressaltando a importância do projeto. “Precisamos buscar a sensibilização dos políticos e a conscientização perante os eleitores. É necessário movimentar a ideia junto a imprensa”, afirmou.

No encontro também foi apresentado o Programa Facisc de Excelência da Gestão das ACIs, que é uma iniciativa conjunta entra a Federação e o Movimento Catarinense para Excelência (MCE), que tem por objetivo melhorar a gestão das Associações Empresariais de Santa Catarina, por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão. A próxima reunião acontecerá no mês de outubro em Rio Negrinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -