Faltam nove dias para a 2ª Semana da Diversidade Joinville

Evento conta com programação de peso e nomes internacionais

Faltam nove dias para a 2ª Semana da Diversidade Joinville. O evento começa no próximo dia 1º de agosto, às 19h30, no Teatro Juarez Machado dando continuidade à maratona de eventos iniciada com o Festival de Dança. A abertura será marcada pelo Teatro Playback, com os atores Andrea Malena Rocha, Clarice Steil Siewert, Manoella Carolina Rego e Eduardo Campos. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral e os atores participam da Semana como voluntários. O Teatro Playback é um espetáculo interativo que conta com participação efetiva da plateia.

A programação da Semana prossegue com palestras, mesas-redondas, fóruns e debates numa programação de peso que inclui três doutores e três doutorandos nas áreas de direito, antropologia, educação e história. Entre eles, Anelise Fróes da Silva - pesquisadora vinculada ao NIGS - Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, do Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Toni Reis, presidente da Associação Brasileira LGBT que é doutorando em educação pela Universidad de La Empresa, em Montevidéu.

O evento é aberto ao público em geral e, em 2010, espera repetir o sucesso do ano passado, tanto em relação aos debates como no número de participantes. No ano de 2009 cerca de 10 mil pessoas participaram da Semana da Diversidade e conforme pesquisa realizada pelo curso de turismo da Faculdade Cenecista de Joinville, pessoas das cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Massaranduba, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Mafra e Porto União estiveram na cidade especificamente para participar do evento, assim como indicou que 85% dos participantes eram de outras regiões, movimentando em Joinville cerca de R$ 600 mil e levando conhecimento para suas regiões, ampliando a disseminação de informações e diminuindo barreiras causadas pela falta de conhecimento, especialmente o preconceito.

Com foco em atividades educacionais, artísticas e culturais, a Semana da Diversidade oferece ampla programação para que a comunidade possa debater a fundo os problemas da homofobia, da opressão e da discriminação.

Segundo os organizadores, o foco em debates e em atividades informativas é mais eficaz para o real combate à discriminação. A Associação Arco-Íris também se referenciou no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e no Plano Nacional de Políticas LGBT, que prevê entre suas ações a garantia de direitos a casais homoafetivos.

A 2ª Semana da Diversidade Joinville é uma realização da Associação Arco-Íris e tem o patrocínio do SIMDEC, da Fundação Cultural de Joinville. Os recursos foram captados junto à iniciativa privada e entre os apoiadores estão o Hotel Ibis, Itapema FM e a Base Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -