Festival de Dança leva apresentações ao

Coreografias de balé clássico de repertório e sapateado se apresentam na penúltima noite da Mostra Competitiva nesta quinta-feira. A banca de avaliadores do gênero balé clássico de repertório é formada por Lina Lapertosa (MG), Áurea Hammerli (RJ), Daniela Cardim (RJ), Alex Dias (MG) e Sérgio Lobato (SC). No jazz a banca é composta pelos profissionais Marjorie Quast (MG), Regina Sauer (RJ), Carlota Portella (RJ), Edy Wilson (SP) e Kátia Barros (SP).
O curso Composição Coreográfica para Balé Clássico, ministrado por Roberto Oliveira na sala 11 da Escola do Teatro Bolshoi, encerra as atividades nesta quinta. A professora Rosa Magalhães também se despede do workshop Oficina de Figurinos e Adereços que está sendo ministrado no Sesc.
Dia 29 iniciam os encontros dos Seminários da Dança que ocorrem no Teatro Juarez Machado e também prevêem vivências paralelas no Espaço Midas, Germano Tim e salas de apoio na Escola do Teatro Bolshoi. A abertura oficial dos Seminários começa a partir das 9h30 com uma homenagem ao professor Roberto Pereira (In Memorian) e segue com a conferência de abertura Educação Somática e Dança, no comando da professora Sylvie Fortin.
Quinta-feira também ocorre o segundo fórum do projeto Dança Comunidade, ministrado por Flávio Sampaio, das 14 às 17 horas no Teatro do Sesc. A Concepção de Aprendizagem das Ações Complementares à Escola é o tema que encerra o Dança Comunidade 2010.
Coreografias de diversos gêneros se apresentarão no Hospital Dona Helena das 14 às 15 horas, dentro da programação dos Palcos Abertos.
Último dia dos desfiles na Passarela da Dança e dos workshops coreográficos, ministrados pela companhias profissionais que se apresentaram na Mostra Contemporânea de Dança. Janice Vieira e Andréia Nhur, do Pró-posição, comandam o workshop desta quinta-feira.
Saiba mais sobre um dos ritmos da noite:
Sapatos em contato com o chão produzindo sons e ritmos sincrônicos. O sapateado faz dos pés dos bailarinos verdadeiros instrumentos e percussão.Historiadores contam que o gênero teve origem na Irlanda com os camponeses que usavam sapatos com solas de madeira. As brincadeiras com os sons deram origem a ritmos diferentes.
No inicio do século 19, ganharam espaço os sapatos de couro utilizando moedas ou pequenas placas de metal aplicadas nos saltos e biqueiras dos calçados. O gênero, que ganhou influência do balanço africano, chegou a Nova York e entre as décadas de 30 e 50 ganhou o mundo através das telas de cinema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -