Inscrições para cursos gratuitos supera expectativas

A Prefeitura de São Bento do Sul, através do projeto Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, do Ministério do Trabalho e Emprego, oportuniza para 500 jovens, a chance de fazer um curso profissionalizante gratuito. Os treinamentos são nas mais diversas áreas, sugeridas pelo empresariado são-bentense, que diagnosticaram a falta de qualificação em determinadas funções.



“Em duas semanas, as vagas foram preenchidas”, anuncia a coordenadora geral do projeto, Silvane Andres. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, e ultrapassaram o limite estipulado. As fichas foram preenchidas por aproximadamente 520 pessoas, porém os registros excedentes serão anexados ao cadastro reserva. “Esse cadastro reserva é importante, pois caso ocorra alguma desistência, quem estiver nesse cadastro será chamado”, disse Silvane.



A princípio foram lançadas as pré-inscrições para 14 cursos. Cada turma deve ter 25 alunos, conforme exigência do Ministério. No curso de pedreiro, secretária do lar, garçom, auxiliar de cozinha e acabamento e pintura de móveis, houve procura mínima, e nesses casos, os alunos foram remanejados e serão profissionalizados em outra área. “Tomamos o cuidado de informar aos interessados o conteúdo do curso para que ele se motive e participe das aulas”, ressalta a coordenadora Tania Dambros.



Os cursos de rotinas administrativas, recepcionista, caixa-crediário-cobrança, beleza e estética foram os mais procurados. Para atender a demanda e direcionar os jovens ao mercado de trabalho, foram também disponibilizados os cursos de vendas e informática. “Percebemos que muitas pessoas tinham interesse na área administrativa, mas nossa intenção não é somente de formar profissionais e sim de atender a necessidade do mercado de trabalho, por este motivo foram abertos os cursos de informática e vendas, dos quais possivelmente sejam formadas duas turmas de cada”, explica Dambros.



Início das aulas



Todos os cursos devem iniciar no primeiro semestre de agosto. Depois de concluída as inscrições, os coordenadores organizam, junto das empresas responsáveis pelos treinamentos, as turmas, horários, locais e documentações necessárias. “Reuniremos todas as turmas, antes do início das aulas, a fim de repassar as informações necessárias e tirar as dúvidas existentes”, frisa Tania. Já estiveram reunidas as turmas de costura industrial (60 alunos), mecânica de manutenção (33), mecânica industrial (20) e elétrica predial/industrial (32). Nesta quarta-feira as turmas do curso de caixa-crediário-cobrança (60) e de rotinas administrativas (43), também participaram de reunião.



Na reunião, os participantes confirmam o interesse e se comprometem a assistir as aulas. Além do material, composto por apostila, mochila, caderno, lápis, caneta e borracha, os alunos também vão receber uma camiseta, lanche diário, vale-transporte a quem morar mais de três quilômetros da instituição de ensino, e ainda uma bolsa-auxílio de R$ 100,00 por mês, ao longo de seis meses de duração do curso. Para receber o certificado é preciso atingir 75% de frequência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA