Irmãs religiosas novamente no olho do furacão

A região está se tornando pródiga em polêmicas envolvendo Ordens Religiosas, propriedade de bens e administração. Tudo pela razão que na maioria dos casos as Irmãs são apenas administradoras, de hospitais, colégios e outros, que na sua grande maioria foram construídas com doações e serviços da comunidade, e passadas ao "domínio" destas, através de doações, mas com cláusulas proibitivas de venda. Com a carência de religiosas para dar continuidae às administrações e os desafios da falta de recursos, as mesmas estão sendo encurralas e tentam vender os patrimônios. A polêmica agora atinge a vizinha Campo Alegre, segundo consta pela decisão das irmâs Salvatorianas anunciarem que não mais irão administrar o Hospital São Luiz e a intenção da venda do patrimônio. Já começam as discussões e mobilização da comunidade, pois embora as irmãs administrem os próprios do Hospital desde 1960, constaria da ata da Assembléia que autorizou a doação clásulas   inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade.

 Histórico do Hospital (google)
"
  Reunindo coragem, colaboração e esforço mútuo de toda população campo-alegrense, por iniciativa do Padre Luiz Gilg, em 06 de junho de 1.954, criou-se a “Sociedade Hospitalar Beneficente Santíssima Trindade de Campo Alegre”, uma sociedade com finalidade de construir o Hospital São Luiz.

Após 04 anos de luta, sacrifícios e esforços (1956 a 1960) a construção estava realizada.
Em 16 de julho de 1.960, por solicitação do Pe. Luiz Gilg chega ao Hospital, para assumir as atividades hospitalares, três Irmãs Salvatorianas: Ir. Guntilde Recker, Ir. Assunta Brandalise e Ir. Anna Cecília Hübler, as quais dedicariam suas vidas na recuperação da saúde e na promoção da vida, com alegria, acolhendo a todos os que necessitassem de assistência.

Em 21 de agosto de 1960, o Hospital é inaugurado tendo como diretor presidente Padre Luiz Gilg.
O Hospital foi equipado com doações vindas da Alemanha, recebidas por influência da nacionalidade alemã do Padre Luiz Gilg.
O sonho da comunidade Campo-alegrense passa a se tornar realidade e o Hospital São Luiz começa a existir.

O Hospital São Luiz foi doado à Congregação das Irmãs Salvatorianas, em Assembléia Geral Extraordinária, em 12 de abril de 1961.(grifo nosso)

O hospital notabilizou-se pelo serviço de Ortopedia com a chegada do Dr. Karl Heimich Willi Dudda, que se destacou pela sua competência profissional, dedicação aos pacientes, zelo em prestar um bom atendimento a todos sem distinção. Até hoje são muitos os pacientes que vêm ao hospital, com complicações ortopédicas vindos de outros municípios do Estado de Santa Catarina e até mesmo de outros Estados.

Hoje o serviço de ortopedia conta com dois médicos Ortopedistas. Contamos ainda com médicos que atendem as Clínicas Básicas e Cirurgia Geral.

A partir do dia 15 de julho do ano 2000 foi iniciado atendimento a pessoas idosas, inicialmente com internados nas acomodações ociosas do Hospital.
Em 18 de março de 2004 foi inaugurada uma área física construída para atendimento a idosos – LAR SALVATORIANO – de curta e longa permanência.

Hoje o hospital tem como nome fantasia “HOSPITAL SALVATORIANO SÃO LUIZ” e possui 28 leitos ativos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA