NÃO FOI CULPA DA GLOBO


por Eliakim Araujo em Miami
Direto da Redação

 
 
É claro que a Globo não tem culpa alguma na morte das três turistas brasileiras na queda do balão na Turquia. Elas estavam lá por livre e espontânea vontade.  Mas é inegável a força da emissora em influenciar pessoas.  O grupo de turistas brasileiros decidiu conhecer a distante Capadócia por causa das belas imagens dos balões mostradas na novela “Salve Jorge”.

É provável que 99 por cento dos brasileiros jamais tenham ouvido falar na Capadócia e muito menos sabiam que a grande atração turística do local eram os  passeios de balões no céu. Uma imagem plasticamente bonita e romântica, que os craques da Globo sabem editar como ninguém. 

E foi essa edição de belas imagens que levou o casal Rosana Faria Santo e Wagner Ferreira Santo, que estão entre os oito brasileiros feridos, a comprar a passagem para a Capadócia, tão logo terminou a novela.  Seus filhos em São Paulo, informa a matéria do UOL, confirmaram que “os pais decidiram viajar à Capadócia  depois de ver imagens do local na novela "Salve Jorge".

A reportagem do UOL ouviu também Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, e ele confirmou que desde que a novela começou a ser exibida cresceu o interesse dos brasileiros pela Turquia.

Ele revelou que o mesmo fenômeno aconteceu com outras duas novelas escritas por Glória Perez, “Caminho das Indias”, que aumentou o fluxo de turistas para a India, e “O Clone”, o mesmo com relação ao Marrocos.


Se por um lado, as novelas ajudam a divulgar as desconhecidas belezas do planeta, por outro a gente se assusta com esse poder da Globo em influenciar corações e mentes dos telespectadores.  E isso nos leva a imaginar essa mesma influência em relação às notícias que divulga em seus telejornais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -