Papuda: Cama e mesa!


    Cama de campanha desarmada. Cama beliche em oferta na Casa Democracia. Cama de cimento na ordem do dia. Cama de cela sem alforria. Baião de dois. Couve refogada. Angu legislativo. Revirado palaciano. Prato cuiabano. País? Republicano! Povo? Mais uma vez enganado! Eleitorado? Preterido! Estado? Desgovernado! Colarinho engomado? Reeditado!
    Sono da tranqüilidade. Pesadelo da realidade. Travesseiro da corrupção. Fronha da sofreguidão. Funil em decantação. “Mensaleiros” de um outro “mensalão”. Mestres sem sala. Companheiros de uma mesma ala. Aprendizes da negociata em escala. Malas de rodinhas. Partidas sem bandeirinhas. Maleiros de um mato sem cachorro. Conselheiros de um mesmo tesouro. Ouro cigano. Passageiros algemados. Cano? Cana!
    Para a Papuda foi mais uma dupla carimbada. Na Papuda estará mais de uma facção sorrateira desarticulada. Na Papuda a rivalidade é menos acirrada. Na Papuda a cama é de espuma e o banho é sem sabão. Na Papuda a mesa é rodízio servido na bandeja. Na Papuda o bolo é sem cereja. Na Papuda não faz teia a aranha carangueja.
    Na Papuda, o caviar é de sagu. Na Papuda, um lambari é pacu. Na Papuda, o banheiro é coletivo. Na Papuda, o Sol é cativo. Na Papuda, o luar não é estrelado. Na Papuda, mais de um prisioneiro desmascarado. Na Papuda, o fim de uma carreira. Na Papuda, a alma lavada do povo brasileiro. Na Papuda, o corpo vil da corrupção institucionalizada. Na Papuda, figura quem pensou que a água mole em pedra dura não fura. Na Papuda, nem guloseima e nem travessura.
       Papuda: Cama e mesa! Vamos comemorar! Papuda: Cama e mesa! Eles vão degustar! Papuda: Cama e mesa! Eles vão acordar! Papuda: Cama e mesa! Vamos aplaudir os condutores destemidos diante dos deveres cumpridos! Papuda: Cama e mesa! Vamos vaiar os criminosos infratores conduzidos!
        Afinal, muito mais do que um galinheiro sem galo. Afinal, muito mais do que um pé de meia com calo. Afinal, um estrondo, um abalo. Fui claro?
Airton Reis, professor e poeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -