A polêmica das diárias da Assembleia


A auditoria do Tribunal de Contas sobre gastos da Assembleia Legislativa com pagamento de diárias a deputados e servidores ganha destaque no noticiário politico desta semana. O processo tramita no Tribunal de Contas há quatro anos e só agora – exatamente no dia 27 de maio, segundo nota da Assembleia – o Poder Legislativo foi notificado. Muito estranho!
Os números são realmente impactantes. O comparativo com outras Assembleias torna os dados ainda mais instigantes. Mas é preciso ouvir os argumentos dos beneficiários para que o tema não ganhe contornos de denúncia nesta onda de escândalos que atinge o Brasil e para que não sejam feitos julgamentos apressados.
É preciso esclarecer qual o percentual de despesas dos deputados, os objetivos das viagens e a natureza dos pagamentos. Se a Assembleia de Santa Catarina é mais produtiva, seus deputados viajam mais a Brasilia e ao exterior do que os deputados gaúchos, óbvio que os valores serão diferentes. Indispensável, pois, que sejam ouvidos os gastadores, seus funcionários e as justificativas. Em uma palavra: transparência.
A nota divulgada pelo Palácio Barriga Verde traz um fato grave. Diz que o relatório de auditoria foi liberado à imprensa antes de ser levado ao Poder Legislativo. Sabendo-se que o Tribunal de Contas é, pela Constituição, órgão auxiliar da Assembleia, o vazamento pode causar ruídos políticos nas relações entre os dois órgãos.
Mais do que qualquer outra providência, impõe-se a Assembleia prestar contas à população com todos os detalhes sobre as conclusões da auditoria do TCE.

Comentários

  1. Até concordo que, em sendo mais produtivos, gastariam mais... Porém, pelos volumes apresentados, haja produtividade! Pelo que passou na TV esses dias, só SC soma mais que o restante do Sul e Sudeste juntos. Então, talvez seria interessante que a divulgação também fosse mais específica/nominal, para que se evite julgar uns pelo excesso de outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -