QUIMIOTERAPIA AGORA É REALIDADE


Quimioterapia
A quem interessa ainda não descobri, mas o mistério que cerca o funcionamento da  mesma no Sagrada Família é algo que beira o absurdo e conluio político. Alardeada como REALIDADE em 23 de agosto de 2013, de lá para cá vários foram os anúncios do início do tratamento sem que até agora tenha sido oficializado. O deputado Aguiar que brincou com a saúde dos pacientes parece ter uma entourage que o proteje, não se sabe quais as razões. A última armação foi na no dia 23 de fevereiro, mais uma vez o 23, em que o deputado falastrão fez mais um anúncio afirmando que a Quimioterapia seria inaugurada  na quinta-feira 29, inclusive com a presença do secretário estadual da Saúde para assinatura de Convênio para repasse de recursos. Naquela oportunidade falamos com o diretor do Sagrada Família que nos disse que "na próxima semana teremos novidades". Sabemos que tudo estava programado, inclusive o presidente da Câmara Edi Salomom havia sido convidado para um café no Hospital, às 16:00 e reservado a pedido do deputado o Plenário da Câmara para às 17:00, onde seria assinado o Convênio. Também sabemos que o  assunto estava sendo mantido longe dos ouvidos do secretário da Saúde do Município Manoel Del Olmo, "para que ele não atrapalhasse as negociações". Nada aconteceu. Foi tudo cancelado.  Através de e-mail da Secretaria da Saúde que pode ser conferido abaixo o leitor ficará informado. Como já escrevi no início é lamentável que assunto de tamanha importância fique sendo tratado através de conchavos políticos que só tem um interessado, o deputado mentiroso e presepeiro Antonio Aguiar e consegue ter alguns aliados não se sabe com quais propósitos. Precisamente às 11:07 de hoje, 14  liguei para o Sagrada Família para falar com o diretor Renato, que informaram estar ausente e que me retornaria quando chegasse. A pergunta que fica é qual o interesse do Hospital manter em segredo um atendimento tão esperado pela população?
Na sequencia liguei para o secretário Del Olmo  que estva em reunião. Na tarde ele me retornou e eu estva em Mafra. Na manhã de hoje 15, às 10:15 conversei com Del Olmo via telefone que me prestou  esclarecimentos.
O que disse o secretário
        Quimioterapia agora é REALIDADE
O secretário da Saúde do Município informou que a Quimioterapia já está funcionando no Hospital Sagrada Família "por força de um acordo de cavalheiros entre a Secretaria, CIR - Comissão Intergestores Municipal (sete Municipios da região) e custos partilhados entre o Hospital e a Prefeitura de São Bento do Sul por um período de 3 meses, até que haja a fiscalização estadual e federal, com tudo acertado também com  o Dr. Luiz responsável pela oncologia que atenderá a UNACOM de São Bento do Sul". Del Olmo informou ainda que apenas 3 pacientes de São Bento do Sul, casos novos e que não estavam sendo atendidos em Jaraguá do Sul é que estão sendo tratados neste período tido como experimental ou de testes para que haja histórico de atendimento e passe pela fiscalização, para que posteriormente ocorra liberação de recursos que deve cobrir custos mensais da ordem de R$200 mil, com o atendimento estendido aos demais municípios dos pacientes que para cá serão deslocados.  Reportou também que apenas uma senhora que estava sendo tratada em Jaraguá e pela gravidade de seu caso para evitar maiores sofrimentos com as viagens está sendo atendida em São Bento do Sul. Estes pacientes devem estar gerando um custo da ordem de R$40 mil mensais, repartidos entre Prefeitura e Hospital." Esta é a REALIDADE DA QUIMIOTERAPIA em São Bento do Sul em 15 de março de 2018, após o anúncio mentiroso do deputado Aguiar em 23 de agosto de 2013 e que tantos transtornos causou a população. Que prevaleça o bom senso e ficamos torcendo pelos, pacientes que devem se submeter a este tipo de tratamento. Também que não esqueçamos que este é apenas o início de um processo e que deve ser precedido urgentemente da instalação de uma Casa de Apoio, para que assim que seja liberado para pacientes de outros municípios estes sejam recebidos com um mínimo  de dignidade e que não tenham que ir vomitar na lanchonete em frente ao Hospital.





Pedro Alberto Skiba paskiba@gmail.com

11:31 (Há 23 horas)
para Secretaria
Bom dia. Alguma notícia sobre a Quimioterapia em São Bento do Sul.?
grato Pedro Skiba

Secretaria de Estado da Saúde de SC

09:43 (Há 1 hora)
para mim
Bom dia,

Segundo informações do diretor do hospital, o serviço já está em funcionamento. O secretário só vai no hospital para formalizar, o que ainda não tem data definida.

Att,
Gabriela Ressel 
Equipe Ascom/SES 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do Pedroka -

Pedradas do PedroKA -