Ademar Entrevista Ademar Robert um brasileiro em Portugal


                              Entrevista

      Ademar Robert um brasileiro em Portugal

Diante do grande número de migrantes brasileiros para Portugal, como sendo um novo oásis, Evolução foi ouvir um brasileiro que deixou Santa Catarina para tentar a sorte na terra de Camões.


Ademar Robert

Tenho 52 anos, sou brasileiro e posso dizer que vivi quase toda minha vida pessoal e profissional no estado de SC. Meus pais moravam em Videira no oeste do estado, onde também me formei em Jornalismo pela Unoesc, passando a atuar na mídia escrita, sempre com os olhos em variedades que me fascinava, tanto que logo minha primeira coluna foi social destacando as festas da região no Jornal A Folha da Cidade (Caçador) e Correio de Videira (Vale do Contestado) em seguida fui morar em Balneário Camboriú, por ter convite para apresentar programa de variedades e colunismo social. Em resumo 80% da minha trilha profissional foi mostrando o alegre,o luxo, eventos sociais e o glamour do Brasil. Nestes 25 anos, dividi meu tempo entre as emissoras de TV, Record News, SBT SC, Rede TV Sul e TV Cultura meu último trabalho onde apresentei um programa diário nas manhãs ao vivo com Juliana Pavan Von Borstel, filha do ex-governador de SC Leonel Pavan. Posso dizer que vivi e curti o melhor da minha profissão e sou muito grato por tantas oportunidades e aprendizados, sempre rodeado por pessoas de bem com a vida.

        Ademar sendo recepcionado pela brasileira Milu Viana

O que o levou mudar para Portugal

Primeiramente a vontade de conhecer outras culturas e me dar a oportunidade para novos aprendizados. Escolhi Portugal pela facilidade da língua e também para me legalizar, pois nestes quase 6 anos, já pude dar entrada no meu processo de cidadania Européia, através de Portugal e Alemanha por minha descendência. Já viajei várias vezes para Alemanha, até já trabalhei por lá antes da Pandemia, mas meu objetivo com isso tudo, não é viver aqui, sim na Suíça ou Alemanha, onde já tenho uma rede de amigos e contatos profissionais,amo aquele país, devo estar com as mãos próximas de ter meu passaporte alemão. Em Portugal sou legalizado, já tenho meu Cartão de Cidadão com direitos e deveres de Português.

              Ademar morando em Aveiro, a Veneza portuguesa

Você tinha contatos ou foi uma aventura ?

Os dois, foi uma aventura é claro, deixando toda minha estabilidade de lado e partindo para o desconhecido. Mas o que me ajudou muito foram amigos que eu tinha aqui e me esclareceram tudo de A a Z, inclusive me ajudando com documentação, moradia, trabalho etc quando cheguei em Lisboa. As jornalistas e apresentadoras de TV brasileiras, já casadas moravam muitos anos aqui. Luiza Gutierrez de Floripa e Milú Vianna de Blumenau. Não fossem essas pessoas e todo meu planejamento financeiro, psicológico, tudo seria muito difícil.


Como é trabalhar e viver por ai?

Vocês devem estar acompanhando pela mídia, que atualmente existem muitos pedidos de ajuda de famílias ao governo português e até mesmo a Embaixada brasileira de Lisboa, pedidos de socorro para retornarem ao Brasil, pois nem mais para isso tem condições. Esse número aumenta cada dia, porque muitos brasileiros diante da atual difícil situação sócio- econômica que o país se encontra, com perspectivas nada boas a médio prazo, sem o mínimo de planejamento, digo estudar o país, quais as regiões onde existem mais oportunidades de trabalho, bem como de habitação, outro fator que alterou muito nos últimos anos com a vinda de milhares de estrangeiros. Planejamento financeiro é muito importante, para ter o mínimo de segurança para pagar renda, que aumentou a triplicar desde que eu cheguei aqui, ao menos dinheiro suficiente para bancar tudo uns 3 meses, depois de documentação legalizada seu acesso a educação, saúde, auxílios do governo e emprego se torna mais fácil. A renda média no interior, a capital multiplica tudo por 3. Um T1 não em região central em qualquer lugar você pagará 600 euros + despesas, agora se precisar de 2 quartos 800 euros, no centro é o dobro. O dinheiro que deverá trazer, depende se vier sozinho ou com a família. Pelo que vejo aqui de pessoas conhecidas que vieram, em média 3 a 4 mil euros, o que equivale com a cotação do euro hoje em R$.15.000,00. Se estiver pensando em vida fácil, não venha.

 Aqui se trabalha muito, muito mesmo e as oportunidades para os emigrantes são sempre as que o português se recusa a fazer. Trabalhar em restaurantes, na cozinha, limpeza ou atendimento de mesas (exigem inglês fluente), fábricas, desde tecelagem até cerâmica, cuidar de idosos, com detalhe os estrangeiros sempre tem os horários mais extensos, e tudo isso para ganhar um Salário Mínimo de 705 euros sem descontos. Faça as contas e reflita muito se vale a pena trocar, família, amigos e quem sabe até emprego para se aventurar.



Está valendo a pena ?

O meu caso é exceção, vim sozinho, e minha única preocupação é meu bem estar. Claro que valeu a pena, grande aprendizado, já ralei muito no que mencionei acima, hoje estou numa posição mais confortável, com os mesmos direitos e deveres dos portugueses, isso você obtêm após a Autorização de Residência e muito vai e vem para o Consulado, alguns assuntos são tratados no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), no consulado do Porto ou no consulado de Lisboa.


A convivência e aceitação por parte dos Nativos ?

De Norte a Sul a maior emigração é a brasileira, somos bem recebidos, mas sempre existirá a discriminação, geralmente o brasileiro chega aqui querendo tudo, saúde, educação, trabalho, documentação, etc. Os portugueses detestam “aquele jeitinho brasileiro”, aqui não cola. Acho que nós é que devemos nos adaptar ao sistema e não eles obviamente. Mas é assim o brasileiro quando tem má índole deixa isso transparecer em qualquer lugar do mundo. Aqui tem que andar na linha “nas 4 linhas” rsrs


No futuro pretende voltar ao Brasil ?

Será muito difícil, perdi meus pais, isso tem um peso muito grande, lá ainda tenho 3 irmãs, com suas famílias, bem colocadas. Vou todos os anos visita-las, mas o fato de muito em breve mudar para Alemanha, fico cada vez mais distante do Brasil. Mas sou infinitamente grato aos muitos amigos e oportunidades que tive no Brasil. Foi uma fase, agora estou escrevendo um novo capítulo da minha história,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

PEDRADAS DO PEDROKA