Pedradas do PedroKA

 



EM DISCUSSÃO A PENITENCIÁRIA

por Pedro Alberto Skiba - Alvi 36

Este artigo foi publicado em 08 de março de 2017. Como a penitenciária já teve sua inauguração alterada novamente, vale a pena refletir sobre o assunto.

Sei que o assunto é polêmico e por isto mesmo merece e deve ser cada vez mais discutido. Hoje quando se fala em Penitenciária Industrial, se defende a profissionalização dos apenados e sua recuperação, até parece que este é o modelo e todos que de lá saem se tornam bons operários, empreendedores, e até patrões, Também defendo o trabalho, pois nada mais justo que comer o pão com o suor do teu rosto, está até na Bíblia. Não se pode ficar dando banho de sol e quentinha para bandido e condenado, pois quem está neste regime é porque cometeu crime e por isto tem que pagar. Não confundamos justiça com vingança. Agora o aspecto que quero abordar, é o fato de ontem ter acontecido a visita da prefeita de São Cristóvão do Sul em reunião na Acisbs para falar sobre Penitenciária Industrial. Leiam com atenção e releiam o relato abaixo que constou de release da Acisbs distribuído para a imprensa. Os grifos são meus.

"A proposta do encontro foi conhecer a experiência do município que abriga uma penitenciária industrial com 1,4 mil apenados, e também, saber por parte da secretaria como está o andamento do projeto, que prevê 364 vagas para o regime fechado e investimentos de R$ 27,5 milhões.

A prefeita Sisi Blind iniciou sua participação trazendo algumas informações do município, como por exemplo, o número de habitantes que hoje é 5,3 mil, sendo que está inserida nesta estatística a população carcerária. Ela também contou que a prefeitura possui uma unidade de saúde dentro do presídio para atendimento aos detentos. “Como somos um município pequeno, a circulação de valores aumentou, pois, os detentos podem comprar nos pequenos comércios, como é o caso de produtos de higiene entre outros” ressaltou. E a prefeita ainda reforçou a vinda de 18 empresas hoje instaladas na penitenciária. “Se não fosse os convênios com o Estado para atuarem na unidade, acredito que não seria possível nosso município receber tantas empresas. Elas vieram pelos benefícios de instalação dentro da penitenciária” frisou. Os apenados são remunerados com um salário mínimo, sem encargos sociais para a empresa. Deste valor, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP), 75% é dos apenados e 25% do estado para investimentos no sistema.

Agora que você já leu, peço que observe bem os grifos e raciocine comigo. Lembram que sempre acusamos a China de invadir mercados do mundo e o brasileiro com produtos baratos e porque são fabricados por presidiários cuja mão de obra é explorada e nem encargos sociais incidem sobre a mesma? Pois é. Será que todos estes incentivos, doações e apoio para Penitenciárias Industriais não são uma fórmula para se ter mão de obra barata e não precisar investir em parques industriais, como se os serviços fossem terceirizados? Porque será que 18 empresas se instalaram dentro de uma Penitenciária em uma cidade que possui 4 mil habitantes? Porque não se instalaram em áreas industriais criando empregos para os cidadãos de bem que lá vivem? Se privilegia os condenados em detrimento das pessoas de bem que devem estar desempregadas. Será que a população não se recente de Posto de Saúde para ser atendida?Quando estes apenados forem libertados irão procurar emprego onde? As fábricas que hoje estão dentro dos presídios irão querer assinar suas carteiras e substituí-los por outros sem encargos? Da forma como este assunto ganha espaço e vem se materializando estamos "Chinizando" nossos produtos. Logo teremos mais presidiários trabalhando e produzindo para as fábricas que os operários sérios, corretos que se especializaram para melhorar de vida e tem a concorrência de bandidos, assassinos condenados. Estou falando de condenados, pois nas Penitenciárias não ficam os que estão aguardando julgamento. Outra questão é como uma pequena cidade de 3.900 habitantes entre mulheres, homens, crianças e idosos reagiria a uma rebelião dos 1.400 presos condenados? Se tornariam fáceis e dóceis reféns ou não? E  viva a liberdade. Perdão. Viva os presidiários.

PARABÓLICAS
- Como os cerimonias continuam chamando Jesus de Genésio e as criticas já abundaram, chegou a vez de falar dos convidados. É bom lembrar que quando no convite especifica o traje, o mínimo recomendável é obedecer, ou não comparecer. Ridículo o comportamento de certas pessoas e desrespeitosa a maneira de se vestir. Melhor ficar em casa.

- Release da assessoria de imprensa da Prefeitura, distribuído às 13:59 de segunda-feira, 25 - com a programação sobre eventos de sábado, dia 23. Seria efeito do chope sem glúten?

- Assim como Leo Schreiner é lembrado pela organização dos festejos do Centenário, quem será lembrado pelos feitos do Sesquicentenário?

- Para os candidatos a prefeito refletirem sobre um terminal de conteineres ao longo da ferrovia que ainda nos serve. "Uma locomotiva puxando 80 vagões, equivale a retirar das estradas 172 carretas."

- Em algumas empresas atualmente, quando você telefona, é mais ou menos como nos gabinetes públicos. "Está em reunião ou fora", é o que se ouve.

- Jorginho vem aí. Não deve  trazer o Baú da Felicidade, mas buscar o passe do prefeito. Deveria receber uma moção de repúdio, mas com certeza será aplaudido e nos tornará cada vez mais reféns da política. E, o Dreveck na garupa! 'CANCELADO"

- E a NASA nos USA anunciando que construirá casas na Lua. Até parece que lá não existe pobreza nem moradores embaixo das pontes. O mundo pegando fogo, inundando e secando e os alucinados brincando de casinha.

Reflexão - Um padre está dirigindo por uma estrada quando vê uma freira em pé, no acostamento. Ele para e oferece carona. A freira aceita. Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas. O padre se descontrola e quase bate com o carro. Depois de conseguir controlar o carro e evitar o acidente, ele não resiste e coloca a mão na perna da freira. A freira olha para ele e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129! O padre, sem graça, se desculpa:- Desculpe Irmã, a carne é fraca... E tira a mão da perna da freira.Mais uma vez a freira diz:- Padre, lembre-se do Salmo 129!Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento. Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo 129, que diz:"Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso".
Conclusão: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, pode perder excelentes oportunidades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA -

Pedradas do Pedroka -