Pedradas do Pedroka - Resposta - Gruta - Morro da Matriz - Promessas - Transpão

 


RESPOSTA

O juiz João Marcos Buch, ofendido pelo governador Jorginho Mello, a quem estava processando por tê-lo chamado de "boca torta" em uma entrevista em 10.01.24, recebeu em seu gabinete o governador "boca suja", e assim se pronunciou nas redes sociais sobre a visita, Um tapa de luvas com respeito, sabedoria, dignidade e humildade de quem é sábio e sabe julgar e perdoar. Eis o texto publicado pelo Juiz:

"Não costumo dar ênfase a matérias a meu respeito e sim sobre meu trabalho e as causas a que pertenço. Neste caso, o tema é pessoal, mas adveio do meu trabalho. Na ocasião, infinitas mensagens de apoio recebi e por isso publico. O fato é que o governador veio pessoalmente até o gabinete deste magistrado no Tribunal de Justiça, explicou o contexto e desculpou-se por sua fala em entrevista concedida no dia 10.01.2024. Assim, ponderei com meu advogado sobre tudo, em especial sobre a harmonia que deve existir entre pessoas públicas, com o fortalecimento da comunicação não discriminatória, e assim aceitei as desculpas, dando por encerrada a ação. Entendo que isso é oferecer a outra face, que não significa apanhar duas vezes, mas contrapor a face da não violência à da violência, a da civilidade ao discurso de ódio, é construir a concórdia, com respeito integral à dignidade da pessoa humana,"

Pergunto: Será que Jorginho merece tanta consideração assim? Você perdoaria?

- Há muitos anos, através do então vereador Aristeu Kazubowski sugeri a construção de uma gruta no morro do Parque 23 de Setembro na qual seria introduzida uma imagem de  Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, em homenagem aos muitos de origem aqui radicados. Sonhador como sempre fui acreditava que com o tempo iria se tornar um local de peregrinação movido pela fé, como em muitos locais deste Brasil afora. Se não me falha a memória a ideia transformada em projeto foi aprovada pelo legislativo da época. Mas, que continuou sendo apenas uma ideia. Lembro ainda que como membro da Comissão de Turismo, até uma reunião foi feita com outros membros no local. Hoje recordo este fato para imaginar que com o decorrer de todos estes anos, acho que faz mais de 20, a realidade seria bem outra, com milhares de fiéis subindo o morro. A ideia compreendia ainda a gravação de uma benção e mensagem pelo então Papa João Paulo II (polônes) e que permaneceria na gruta sendo reproduzida para os frequentadores.

Hoje vejo que realmente perdemos uma grande oportunidade e que a fé remove montanhas, embora o morro da Matriz permaneça em pé. Padre Luciano Toller,  nosso pároco, ao introduzir a Novena da Nossa Senhora Desatadora de Nós, as quartas-feiras, em tão pouco tempo imaginou que reuniria tantos fiéis. O estacionamento da Matriz se tornou pequeno e motivo de polêmica pela ocupação por aqueles que lá vão,  não para rezar, mas para ocupar o espaço público sem pagar estacionamento. A Novena tem atraído caravanas de Brusque, Joinville, Curitiba que de ônibus e vans chegam a São Bento do Sul para acompanhar as novenas, além dos milhares de fiéis que acompanham de várias cidades pelas redes sociais. Olhem, que bom. Sem nenhum investimento público, mas movidos pela fé.  Imaginem o que o monumento a São Bento poderá causar no futuro? Não seja o dragão meu guia.

- Por falar em trânsito no centro da cidade e no entorno da Matriz, há que se refletir. A Igreja Matriz é nosso principal cartão postal, com destaque para sua imponência no alto do morro. A questão é o acesso bastante dificultado em forma de labirinto que confunde até o Waze. Um abaixo assinado com mais de 5 mil assinaturas já foi entregue ao Poder Público e que não surtiu nenhum efeito até o momento. Eu, em forma de crítica já sugeri que se mude a Igreja e depois se derrube o morro. Vai que pega. O DETRU, único capaz de tirar votos de Tomazini, faz como PILATOS, lava às mãos e coloca cones, sua maior especialidade. Na novena de ontem Padre Toller fez veemente apelo às autoridades. É bom não esquecer que estamos em ano eleitoral e ainda ninguém está eleito. Senhor da Glória!

- E, o governador Jorginho ainda não se deu conta que o presidente a República eleito é o senhor Lula da Silva.

- A apresentação do projeto de revitalização da avenidas São Bento e que deverá receber novas adequações, vai dar o que falar. Com prioridade para mobilidade urbana, espaços públicos, comércio, mas sem estacionamento ao longo e espaço para parada de ônibus, se contradiz na origem. Outro ponto que chama a atenção e onde veículos com cargas pesadas como carretas irão estacionar para descarga. Está mais que na hora de planejamento para construção de depósitos na entrada da cidade para carga e descarga, na Serra Alta BR 280 e na SC 418, acabando com a farra de veículos pesados no centro da cidade. Um caos, mas que tem solução. Basta vontade e desapego aos votos.

- Vejo candidato anunciando que se eleito vai criar áreas industriais para atrair novas empresas para São Bento do Sul. Gostaria de saber onde? Quais incentivos? Qual a logística que fará com que industriais prefiram subir e descer a serra? Gente! Pensar e projetar um terminal ferroviário de contêineres nem aí! Aliás, planejamento como ouvi dizer é coisa que só o PP saber fazer. E como sabe. Olha a Transpão aí!

- E, por falar em Transpão ouvi do vice prefeito Tirso que este é um dos maiores desafios para esta administração. "São muitos os problemas e se viabilizados o acesso não poderá ser via ponte construída pelo Magno", disse!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Europa Brasileira

Pedradas do PedroKA

Fazendo o bem